10 FEV 2024
Saúde orienta sobre Carnaval seguro
“# Carnaval, Respeito e Proteção. Tem que ter”. Esse é o slogan do Ministério da Saúde para a Campanha de prevenção em IST/HIV/Aids no Carnaval 2024.

A Campanha visa um carnaval com respeito e proteção, estimulando o uso de preservativos em todas as relações sexuais durante o carnaval, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos já que números do HIV no Brasil demonstram aumento entre homens jovens. Pretende estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja somente um período de diversão com boas lembranças no futuro.

Os jovens têm sido foco de campanhas de prevenção nos últimos anos. Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV. Os casos de HIV têm aumentado no país e a aids é uma doença que ainda não tem cura.

Por isso, o Ministério da Saúde, a Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, através dos Programas Municipais DST/Aids tem feito esforços crescentes para estar mais próximo deste público. A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira aponta que 45% dos entrevistados disseram não ter recorrido ao preservativo nas relações sexuais eventuais. A mesma pesquisa mostra que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil.

O Ministério da Saúde disponibilizou 130 milhões de preservativos masculinos aos estados, para distribuição no carnaval. Nosso município pretende distribuir mais de 10.000 mil preservativos neste período.
O uso da camisinha é a forma mais simples de proteção contra o HIV e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como a sífilis e o HPV, além de prevenir uma gravidez indesejada.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal DST/Aids, estará realizando a campanha de prevenção no carnaval, em parceria com a Secretaria de Cultura, que estará disponibilizando preservativos e material informativo de prevenção em IST/HIV/Aids em todos os eventos de carnaval programados no município. Todas as Unidades de Saúde também disponibilizam durante o ano todo preservativos gratuitamente, e nessa semana estarão realizando várias ações educativas de orientação e prevenção em IST/HIV/Aids. Além das unidades e dos eventos, disponibilizamos pontos de distribuição de preservativos em vários locais para facilitar o acesso, como rodoviária, rádios, clubes recreativos e bares de grande circulação de pessoas.
O carnaval é festa, alegria e diversão garantida. Use camisinha, faça o teste de HIV e conheça todas as formas de prevenção!

Programa Municipal DST/Aids - 3811.1606
Av. Santana, n.23 – Botucatu/SP