15 MAR 2022
Funcionários da Cozinha Piloto participam de treinamento sobre alimentação sustentável

Na última semana, cerca de trinta funcionários da Cozinha Piloto, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, participaram de um treinamento sobre alimentação sustentável, para o desenvolvimento do Programa Botucatu Sustentável, realizado pela Humane Society International.

O programa visa garantir que cerca de 14 mil estudantes tenham acesso a mais verduras, legumes, grãos e frutas em seus pratos e conta com o apoio da Universidade Estadual Paulista (UNESP) para o desenvolvimento de atividades educativas nas escolas sobre alimentação saudável e sustentável e seu impacto positivo no meio ambiente.

Sem custos para a Prefeitura Municipal, o programa tem o suporte de um time de nutricionistas, chefs e profissionais especializados, oferecendo uma consultoria completa para implantação, que inclui: desenvolvimento de cardápio, treinamentos teóricos em educação nutricional e ambiental e treinamentos práticos em alimentação à base de vegetais direcionados para nutricionistas, equipes pedagógicas e de cozinha.

Com essa iniciativa, o município terá apoio para o alcance de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Após 1 ano de parceria, Botucatu também receberá o Certificado Internacional de Liderança em Saúde e Sustentabilidade, reconhecendo sua liderança e comprometimento em avançar e mitigar questões climáticas por meio de uma alimentação saudável e sustentável.

"Por meio dessa parceria, o município de Botucatu entra na liderança global da agenda de sustentabilidade e se torna um exemplo para que outros municípios se mobilizem a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos felizes em apoiar a Prefeitura de Botucatu para garantir que os alunos tenham acesso a mais essas opções de alimentos sustentáveis, deliciosos e saudáveis", ressaltou a Gerente de Políticas Alimentares da HSI no Brasil, Thayana Oliveira.

Para a Secretaria Municipal de Educação, Profª Cristiane Amorim, a parceria entre a SME e a Humane Society Internacional contribui em dois aspectos importantíssimos para a Educação: “Os servidores da cozinha piloto recebem capacitação para o trabalho, e os alunos saem ganhando, uma vez que os cardápios são feitos a partir de uma alimentação sustentável”.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Educação