02 ABR 2019
Saúde realiza semana de conscientização sobre o Parkinson a partir de quinta-feira, 04

A Secretaria Municipal de Saúde realiza entre os dias 04 e 11 de abril, a Semana de conscientização e apoio aos que manifestam o Parkinson. Diversas atividades estão programadas para o público que desejar conhecer um pouco mais sobre a doença e suas formas de tratamento.

Em Botucatu, a Lei nº 5961, de 15 de dezembro de 2017, “Institui a ‘Semana Municipal de Esclarecimento e Conscientização sobre a doença de Parkinson e de apoio àqueles que manifestam essa doença’”, que deve ser realizada anualmente, sendo o dia 11 de abril, o “Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson”.

Confira o cronograma completo abaixo:

Dia 04, às 19h: Palestra com Priscila Watson Ribeiro, fonoaudióloga e diretora do Serviço de Fonoaudiologia do HC/FMB UNESP). /Apresentação do grupo “Peregrinos do Samba”.

Local: Espaço Cultural “Dr. Antônio Gabriel Marão”;

Dia 07, das 9 às 12h: “A Avenida é Sua” – atividades de orientações e alerta quanto ao Parkinson.

Local: Em frente à Pinacoteca, na Avenida Dom Lúcio;

Dia 09, das 15 às 17h: Rodas de conversa com cuidadores, familiares e pessoas com Parkinson – os participantes serão conduzidos e cuidados por profissionais de saúde.

Local: Centro de Saúde Escola, Rua Doutor Gaspar Ricardo, 181 - Vila dos Lavradores;

Dia 10, às 19 horas: Palestra: “Atividade Física para pessoas com Parkinson”, com o Prof. Dr. Fábio Barbieri (professor assistente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru).

Local: Câmara Municipal, Praça Comendador Emílio Peduti, 112 – Praça do Bosque – Centro;

Dia 11, das 15 às 17h: Apresentação de danças - Grupos de danças de pessoas com Parkinson de Botucatu e Bauru, conduzidos por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Local: Casa dos Conselhos, Rua Maria Rosa Santiago, 152, Jd Central (Próximo a Rodoviária);

Entre os dias 04 e 11, todas as Unidades e Serviços de Saúde do Município realizarão atividades diversas de orientação aos usuários e atualização e treinamento dos profissionais.

A doença de Parkinson é uma condição degenerativa do sistema nervoso central que atinge 1% da população mundial acima de 65 anos, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, existem aproximadamente 200 mil parkinsonianos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde