14 DEZ 2017
VERDE
Botucatu continua referência em gestão ambiental no Estado de São Paulo

Por mais um ano, Botucatu se sagrou como uma das melhores cidades do Estado de São Paulo, quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. Na tarde da última quarta-feira, 13, o Município recebeu o Prêmio Município VerdeAzul, como a 4ª melhor Cidade do Estado em gestão ambiental.

O Prefeito Mário Pardini e o Secretário Municipal do Verde, Márcio Piedade Vieira, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, onde receberam das mãos do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o troféu do programa.

“Esse prêmio é do nosso povo, que nos ajuda a promover ações que garantem o respeito ao meio ambiente na Cidade. Hoje Botucatu é uma das cidades que mais se desenvolvem no Estado, e faz isso também pensando na gestão ambiental. Quero parabenizar nossa equipe da Secretaria do Verde que é merecedora dessa conquista”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Acompanharam ainda a cerimônia, outros secretários municipais, os vereadores Zé Fernandes e Sargento Laudo e equipes da Secretaria do Verde e do Condema, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

A cidade de Novo Horizonte venceu a edição 2017 do Programa Município VerdeAzul. Na segunda colocação ficou Fernandópolis, e em terceiro, o município de Pederneiras, com 94,61.

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.