19 JUN 2017
COMUNICAÇÃO
Botucatu está entre as 50 cidades mais inteligentes do País

Botucatu mais uma vez é referência no País, e desta vez, com o conceito “Cidade Inteligente”. O ranking Connected Smart Cities, elaborado pela empresa especializada em estatísticas para dimensionamento de mercados e levantamento de tendências, Urban Systems e publicado pela Revista EXAME, traz o Município na 48ª posição das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, à frente inclusive de cidades da região como Bauru, Marília e Sorocaba.

O resultado também mostra a evolução do município no cenário das Smart Cities, já que no ano de 2016, Botucatu tinha alcançado apenas a 83ª posição.

Para sua composição, o ranking avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores.

A previsão é de que nos próximos anos, Botucatu esteja em degraus ainda mais altos. O Poder Público Municipal fechou nos últimos meses uma parceria com o Grupo Telefônica, que investirá R$ 11 milhões na cidade através da instalação de 300 quilômetros de linhas de fibra ótica no município.

Com essa infraestrutura todos os serviços do município que dependem da internet e da telefonia para a transmissão de dados e informações ficarão ainda mais rápidos, passando da ordem de 1 para 300 megabytes.

Como melhoria principal, esse investimento ajudará na instalação e monitoramento de câmeras nas entradas e saídas da cidade, portões de escolas, locais de atendimento ao público, proporcionando além de maior segurança, mais empregos.

Além disso, o investimento que ainda trará mais R$ 300 mil em ISS para a Prefeitura, contemplará quase 70% de toda a cidade, atendendo inclusive, a pedido do Prefeito Mário Pardini, o distrito de Rubião Junior, a região do Parque Tecnológico e os três Distritos Industriais.

O início das atividades com a nova tecnologia está previsto para outubro.