04 ABR 2017
Cozinha Piloto de Botucatu vira referência para Barra Bonita

A Cozinha Piloto da Prefeitura de Botucatu, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e responsável pela merenda escolar da Rede publica de ensino de Botucatu, recebeu no último dia 29 de março a visita de uma comitiva da merenda escolar da prefeitura de Barra Bonita. Todos foram recepcionados pela secretária Municipal de Educação, Lucilene Cota e a nutricionista Meire Gea, responsável pela Cozinha Piloto.

Segundo  Daniela Ottoboni, nutricionista da Prefeitura de Barra Bonita, o objetivo da visita foi conhecer as instalações e os equipamentos utilizados pela  Cozinha Piloto e Padaria de Botucatu, como também o cardápio diferenciado dos alimentos oferecidos aos alunos.

“Fornecemos refeições e pães para cerca de sete mil alunos, praticamente um terço do que é oferecido aqui em Botucatu. Por isso viemos conhecer e levar um pouco do conhecimento  e novas sugestões de merenda para nossos atendidos”, justifica.

“Ficamos muito felizes em poder dividir as nossas experiências e conhecimento com outros municípios, desta vez na merenda escolar, e servir como bons exemplos de administração e gestão”, comenta a secretária municipal de Educação, Lucilene Cota.

Coordenadoria de Alimentação Escolar
A Merenda Escolar é composta pela cozinha piloto, padaria, depósitos e administração. O preparo das refeições é centralizado na cozinha piloto e atualmente atende aproximadamente 23 mil alunos do Ensino Fundamental, Médio, Infantil, Supletivo, entidades e projetos. Além de mais 2,2 mil refeições em horário diferenciado para o projeto municipal Integra, que trabalha com alunos no contra turno escolar.

As refeições são preparadas de acordo com o cardápio, elaborado por uma nutricionista. O cardápio é balanceado e varia de acordo com a idade do aluno. A Agricultura Familiar atende parte dessas refeições com a oferta de hortaliças, frutas e legumes (alface, tomate, chicória, rúcula, agrião, banana, maça, melancia, mexerica, ameixa, pêssego, dentre outras) que são enviados às escolas.

Os Centros de Educação Infantil, que atendem aproximadamente 3 mil crianças do berçário ao maternal, recebem os produtos para preparo da refeição na própria unidade escolar. Os gêneros alimentícios não perecíveis são enviados mensalmente e os perecíveis (leite, carne, frutas, hortaliças e legumes), semanalmente.

A padaria produz 23 mil pães diariamente, das seguintes variedades: pães de leite, mandioca, milho, pão de minuto, batata, batata doce e cenoura. Eles são distribuídos para escolas estaduais (ensino fundamental e médio), municipais (creches, EMEIs, EMEFs, EMEFEIs e Supletivos), entidades e projetos.