25 NOV 2015
DEFESA CIVIL
Campanha “SOS Minas” arrecada mais de 30 mil litros de água

Na manhã desta quarta-feira (25) saiu de Botucatu, com destino ao município de Governador Valadares (MG), o caminhão com toda a água arrecada na campanha “SOS Minas”. Ao todo foram encaminhados mais de 30 mil litros de água, divididos em galões de 20, 10 e 5 litros, fardos de garrafas de 1,5 litros e 500 ml, além de outras embalagens. A iniciativa envolveu a Coordenadoria da Defesa Civil do Município, o Fundo Social de Solidariedade, Secretarias de Assistência Social e Obras e apoio de diversos parceiros e da imprensa local.

A massiva quantia doada pela população botucatuense mostra a preocupação com a situação que afeta o estado vizinho, após o rompimento da barragem do Fundão, que ocorreu no último dia 5 de novembro na unidade industrial de Germano, entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, cerca de 100 km de Belo Horizonte. Além de devastar o distrito de Bento Rodrigues, o rejeito de minério da barragem causou destruição em comunidades vizinhas e poluiu o Rio Doce, afetando ao menos nove municípios mineiros.

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, entrou em contato com a Prefeitura de Mariana e foi informado que o município recebeu uma quantidade suficiente de donativos para atender as famílias desabrigadas. Porém, pelo fato do acidente ter devastado a região por onde o mar de lama avançou, as cidades menores no entorno de Governador Valadares acabaram precisando de doações de água mineral.

“Temos que ressaltar a participação dos botucatuenses, que foi extremamente importante, principalmente pelo pouco tempo disponível para a realização das doações. Além disso, queremos agradecer a todos os parceiros que nos apoiaram na campanha.”, destaca.

O Coordenador da Defesa Civil ressalta ainda que todos os cuidados foram tomados para que a água chegue ao destino correto sem nenhum problema. Aqueles que ainda tiverem interesse em realizar doações, podem levar as mesmas até a sede da CAIO Induscar [Rodovia Marechal Rondon, KM 252,2  Distrito Industrial]. Na próxima segunda-feira (30) a empresa enviará um novo carregamento de água mineral para Minas Gerais.

Defesa Civil: 199