18 DEZ 2014
Prefeitura de Botucatu inaugura Creche do Jardim Monte Mor, neste domingo (21) [ATUALIZADA]

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugura no próximo domingo (21) o Centro de Educação Infantil “Professora Maria Aparecida Caricati Passarelo”, no Jardim Monte Mor. A cerimônia acontece às 10 horas, em meio às atividades do programa “Prefeitura nos Bairros”.

A construção da creche é um antigo sonho da comunidade do Jardim Monte Mor e faz parte do programa de expansão de vagas que desde 2009 é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A unidade foi viabilizada por meio de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo Federal através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do Ministério da Educação.

A obra, orçada inicialmente em R$ 1,3 milhão, foi paralisada em duas oportunidades por conta de dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas contratadas que não tiveram condições em dar prosseguimento aos serviços, obrigando a Prefeitura a formalizar o rompimento dos contratos e abrir novo processo de licitação.

Em maio de 2014, a empresa Paicheco São Manuel Construções Ltda. foi contratada para retomada da construção. Com investimento de R$ 896.561,13, assumiu o compromisso de concluir a obra da creche dentro do prazo estabelecido em contrato e com a qualidade necessária para garantir o melhor ambiente de trabalho aos funcionários e de aprendizado para os alunos. A unidade terá capacidade de atender 220 crianças: 120 com idade de quatro meses a 3 anos, em período integral; além de outras 100, de 4 a 5 anos distribuídas nos turnos matutino e vespertino.

O projeto prioriza a acessibilidade, com as adequações necessárias que permitem o uso por pessoas com deficiência, criando e sinalizando rotas acessíveis ao ligar os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação.

A nova creche contará com oito amplas salas de aula, fraldário, lactário, recepção; sala de informática; sala de leitura; bloco administrativo (direção, secretaria e sala dos professores); cozinha; refeitório; seis banheiros, sendo dois adaptados para a pré-escola;  lavanderia; depósito; almoxarifado; parque infantil; anfiteatro de arena; pátio coberto e estacionamento, além de três salas técnicas, completando um conjunto de 47 dependências.

Inicialmente, a creche irá atender aos 212 alunos (período integral e meio período) matriculados no Centro de Educação Infantil Romualdo José Balestrin, a Creche do Flamboyant, que está passando por ampla reforma e ampliação.

Inauguração do CEI “Professora Maria Aparecida Caricati Passarelo”
21 de dezembro de 2014 – 10 horas
Rua João Barreiro Filho, 190