21 NOV 2014
DEFESA CIVIL
Prefeitura desassoreia córrego em Vitoriana

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, começa a se dedicar a ações do programa Botucatu Contra as Enchentes, vinculado à Operação Verão. A primeira intervenção foi realizada nesta semana, em um córrego que passa na Rua Duque de Caxias, Distrito de Vitoriana.

Com uma retro escavadeira foi realizado o desassoreamento do trecho do rio, com alargamento e limpeza das margens e galerias. Em época de chuvas mais intensas a água chegava a entrar em residências próximas, gerando transtorno às famílias.

“Com essa intervenção e mais a galeria construída recentemente pela Secretaria de Obras no Jardim Vitória II a expectativa é oferecer mais tranquilidade e segurança a quem mora próximo a este córrego”, comenta Paulo Renato da Silva, coordenador da Defesa Civil de Botucatu.

Plano de drenagem urbana
De acordo com a Secretaria de Obras, Botucatu terminará 2014 com mais de 8 km de galerias construídas. “Também estamos dando continuidade a obras importantes como a galeria na Dr. Jaguaribe [região da Vila Antártica] e outras devem começar logo no início de 2015 como na Rua Gregório Pedro Garcia (Real Park) e Rua das Cerejeiras (Convívio)”, adianta o secretário de Obras, André Peres.

A Prefeitura de Botucatu também prevê para o início do próximo ano a construção dos primeiros reservatórios (total de cinco) para amortecimento de cheias, popularmente conhecido como “piscinões”. Eles serão construídos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), cerca de R$ 40 milhões.

Os piscinões serão construídos junto aos córregos Lavapés [área ao lado da Rodovia Gastão Dal Farra]; Água Fria [área localizada na bifurcação entre as ruas Joaquim Marins e da Amizade, região do bairro Recanto Azul]; Cascata [terreno ao lado do Residencial Spazio Verde, defronte à Rodovia Marechal Rondon]; Antártica [área defronte ao final da Rua 1º de Maio]; e Tenente [próximo ao Conjunto Habitacional Amando de Barros Sobrinho, na região da Vila Cidade Jardim].

Secretaria Municipal de Obras
Avenida Itália, s/nº - Lavapés