07 OUT 2014
GUARDA MUNICIPAL
Agentes da GCM passam por capacitações

A Guarda Civil Municipal (GCM), através do Grupo de Ações Preventivas Especiais (Gape), Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e do Grupo Especializado de Patrulhamento com Motos (Gepom), realizou na sexta-feira (3) o programa “Um Dia de Treinamento”. O momento foi oportuno para que os agentes dedicassem a um dia exclusivo de treinos com foco na capacitação e a qualidade continuada no atendimento operacional.

Foram abordados temas como: uso progressivo da força; equipamento não letal; patrulhamento comunitário; necessidade e uso de algemas; uso da pistola taser; manuseio de munição de impacto controlado não letal; uso de spray de pimenta, entre outros com foco no aperfeiçoamento do trabalho operacional.

“Os agentes estão habilitados a utilizarem esses tipos de equipamentos desde que participaram de treinamentos na empresa Condor no Rio de Janeiro e outros dois cursos com a S.W.A.T americana”, explana o comandante da GCM, Sergio Bavia. “Todo efetivo passará pela mesma instrução com intuito de que a GCM seja cada vez mais cidadã e suas ações sejam padronizadas”, completa.

Animais peçonhentos
Já na última quinta-feira (2) um grupo de 15 guardas civis municipais passou pelo curso de manejo de animais peçonhentos no Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap).

Durante o treinamento os agentes puderam conhecer sobre o comportamento e hábito dos animais, além de realizarem atividades práticas de resgate e manejo de cobras, bem como suas peculiaridades.

Esse tipo de treinamento visa preparar os guardas civis municipais na orientação junto a população e principalmente os agentes do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), que acabam se deparando com ocorrências envolvendo animais peçonhentos.

Guarda Civil Municipal
Emergência: 199