04 AGO 2014
Escola do Cambuí preenche cerca de 50% das vagas para tempo integral

A Escola Municipal de Ensino Fundamental do Jardim Cambuí, região Norte de Botucatu, recebeu na última semana de julho a pré-inscrição de alunos do 1º ao 5º ano do ensino regular interessados em frequentar a nova escola. Ela será a primeira a funcionar em regime de período integral no Município.

De acordo com Claudia Lopes, gestora da escola, cerca de 50% das vagas foram preenchidas, principalmente por alunos vindos de escolas mais próximas como a Sartori e Angelino de Oliveira.

A Secretaria de Educação ainda organiza a melhor maneira de preencher o restante das vagas, que poderá beneficiar inclusive crianças residentes em bairros mais distantes como o Caimã, no Distrito de Rubião Júnior. A intenção é que a escola do Cambuí possa atender inicialmente cerca de 120 alunos, podendo chegar a 150 com o passar do tempo.

A nova unidade de ensino já foi entregue pela empresa responsável pela obra, mas ainda aguarda a chegada de todo mobiliário e equipamentos para poder ser inaugurada. A expectativa da Secretaria de Educação é que isso ocorra ainda em setembro deste ano.

Segundo a gestora, após a inauguração da escola, os responsáveis por esses alunos serão contatados para procurar a escola de origem, onde solicitarão a transferência para a nova escola. “Neste momento os responsáveis deverão trazer toda a documentação do aluno para a efetivação da matrícula”, informa.

Ela ainda esclarece que a transferência no meio do segundo semestre não prejudicará o ritmo de aprendizagem dos alunos. “Com o sistema de apostilas, o conteúdo de ensino é o mesmo. Se alguma criança estiver adiantada ou mesmo atrasada nas matérias os educadores trabalharão de forma a equivaler estes aprendizados”, garante.

Nesta terça-feira (5), na Universidade Aberta do Brasil (polo Botucatu), parte da equipe de professores e funcionários da nova escola começará um curso de formação, estudo e organização do plano político-pedagógico específico para atividades de ensino em tempo integral.

Período integral
As atividades desenvolvidas na unidade escolar serão divididas ao longo da jornada diária. As crianças entrarão às 8 horas e sairão às 17 horas, e receberão cinco refeições durante o período.

As aulas administradas serão Português, Matemática, Estudo do Meio e Ciências, além da base diversificada como artes plásticas, teatro, musica, inglês e atividades esportivas.

“A escola em tempo integral oferece oportunidades de aprendizagem de acordo com o aluno, suas aptidões e talentos, visando sua formação completa como sujeito da sua aprendizagem”, frisa Claudia.

Ainda segundo a gestora, com a ampliação do horário das aulas, a Secretaria Municipal de Educação pretende criar um novo modelo de escola. “O objetivo é oferecer uma educação de qualidade, auxiliando a família, pois as crianças estarão cuidadas e alimentadas ao longo de todo o dia”, completa.

Sobre a obra
As obras de construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Jardim Cambuí foram retomadas em janeiro deste ano. Elas haviam sido interrompidas em razão de dificuldades apresentadas pela então empresa vencedora do processo licitatório.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação foi necessário um novo processo licitatório, que teve como vencedor a empresa Paicheco São Manoel Construções Ltda., cumprindo mais uma vez o que estabelece a Lei das Licitações.

Para a conclusão dos trabalhos na escola do Jardim Cambuí foram investidos recursos da ordem de R$ 695.813,07. A unidade escolar, que conta com seis salas de aula, ganhou melhorias no projeto arquitetônico, com um refeitório mais amplo, paisagismo e o fechamento da área.

Emef Jardim Cambuí
Rua Antonio Henrique Vocci, 365 – Jardim Cambuí