13 FEV 2014
DEFESA CIVIL
Defesa Civil ordena demolição de imóvel que oferece risco no Bairro Alto

Na manhã de quarta-feira (12), a Defesa Civil de Botucatu executou vistoria em um imóvel abandonado, situado na Rua Júlio Prestes, 106, no Bairro Alto. O coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva esteve no local e a constatou que a residência, fechada há bastante tempo, oferece risco de desabamento.

A proprietária do imóvel foi identificada e notificada para sanar o problema. “Diante das condições do prédio estipulamos prazo de 48 horas para demolição em virtude do risco eminente de desabamento. Continuaremos acompanhando a situação para garantir o cumprimento da notificação”, informa o coordenador da Defesa Civil.

Segundo Silva, os vizinhos reclamaram que em períodos de vento e chuva forte pedaços de tijolos e do telhado já caíram, aumentando o temor de que a casa venha a desabar. “Trata-se de um imóvel de 1924. A construção é bastante antiga. O assoalho já afundou e as condições de conservação são muito precárias, oferecendo risco não apenas aos vizinhos como a quem transita pelo local. A proprietária se comprometeu em tomar as medidas para solucionar o problema”.

Desde 2013, a Defesa Civil intensificou o trabalho de vistoria nos imóveis em situação de abandono. E o resultado dessa ação tem sido positivo. “Tínhamos muitos casos de casas que estavam abertas e passaram a ser utilizadas por andarilhos, usuários de drogas e para prática de crimes. Desencadeamos um trabalho intensivo de vistoria nesses locais e deu resultado. Houve uma diminuição no número de solicitações já que muitos proprietários tomaram providências com fechamento ou demolição do imóvel”, afirma Silva.

Denúncias sobre imóveis em situação de abandono ou que venham a oferecer risco à população poderão ser feitas à Coordenação da Defesa Civil, através do telefone 199.