10 JAN 2014
DEFESA CIVIL
Teatro Municipal será palco de simulado de catástrofe

Um incêndio seguido de explosão com diversas vítimas. Essa foi a situação escolhida para simular a ocorrência de uma catástrofe e avaliar o nível de articulação e a capacidade de atendimento do sistema de urgência e emergência no município. O exercício será realizado na próxima terça-feira (14), a partir das 14 horas, nas dependências do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.

O treinamento vem sendo articulado desde outubro do ano passado e envolverá diversas instituições e empresas como Prefeitura Municipal (através de diversas secretarias, Guarda Municipal e Defesa Civil), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Hospital das Clínicas/Unesp, Hospital do Bairro, Unimed, Rodovias do Tietê e Sistema Prever.

“Vamos simular uma catástrofe, situação na qual o número de vítimas excede a capacidade de atendimento. Estamos diante de uma catástrofe quando temos um evento de dimensões maiores, no qual além de um grande número de vítimas há o envolvimento do meio ambiente com dificuldades de comunicação, transporte, abastecimento, infra-estrutura e logística”, salienta a médica do SAMU, Kelly Maria de Oliveira.

O objetivo do treinamento é estabelecer ações que garantam recursos humanos e materiais extras para atendimento aos pacientes em casos de desastres e catástrofes, em situações que excedam a capacidade de atendimento habitual dos serviços de urgência e emergência de Botucatu.

O exercício envolverá aproximadamente 150 pessoas. Na última semana, três reuniões aconteceram no quartel do Corpo de Bombeiros com as equipes de atendimento e os voluntários que atuarão como vítimas. Todos receberam orientações sobre como proceder durante a ação. Na próxima segunda-feira, às 19 horas, será realizada mais uma reunião para checar os últimos detalhes.

A ideia é trazer o simulado o mais perto possível de uma situação real. Todos os procedimentos serão cronometrados e criteriosamente avaliados. A ação, que começa com a explosão seguida de incêndio no Teatro Municipal será finalizada com encaminhamento das vítimas para os hospitais da cidade.

Durante a realização do simulado o trânsito de veículos estará interrompido do cruzamento da Rua Amando de Barros com a Rua Velho Cardoso até o cruzamento da Praça Coronel Moura (Paratodos) e Rua Djalma Dutra. Os motoristas também não poderão circular pela Rua Coronel Fonseca, no trecho entre as ruas João Passos e Curuzu, que também será fechado. Os ônibus que normalmente sobem pela Rua Coronel Fonseca em direção a avenida Floriano Peixoto terão o itinerário desviado, subindo pela Rua Djalma Dutra.