02 MAI 2013
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Mais de 5 mil pessoas passam pela 3ª Feira do Emprego de Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, promoveu na última terça-feira (30 de abril), no bolsão de estacionamento da Escola Estadual Cardoso de Almeida (EECA), a terceira edição da Feira do Emprego. No local foi montada uma grande tenda para receber empresas e instituições parceiras do Poder Público.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento, das 9 até às 18 horas. Na oportunidade as pessoas desempregadas puderam levar seus currículos e se informar das oportunidades de emprego e cursos de qualificação oferecidos no Município.

A Feira do Emprego é uma iniciativa que faz parte do programa “Todos pelo Emprego”, que tem como objetivo propiciar condições para a criação de oportunidades de trabalho para o cidadão botucatuense por meio de ações que dinamizem a formação pessoal, a inclusão social e a qualificação profissional.

O secretário adjunto de Comércios e Serviços, Wellington Lopes, enfatizou em seu discurso que a Feira do Emprego é uma ação que coloca frente a frente a oferta e a procura no mercado de trabalho.

“Na Feira colocamos face a face o empregador e o futuro empregado, cada um ouvindo suas necessidades. Na edição passada do evento cerca de 300 pessoas foram empregadas”, destacou.

O prefeito João Cury Neto, reforça que o Poder Público tem que trabalhar 24 horas pensando em gerar emprego e qualificação para a população.

“Pensando desta forma e trabalhando com parcerias conseguimos transformar a vida das pessoas e de seus familiares, porque o emprego é o que liberta e emancipa o cidadão. Temos muitas oportunidades de emprego em Botucatu, porém as vagas exigem qualificação e o Poder Público está aqui para ajudar as pessoas e capacitá-las com os cursos gratuitos oferecidos pela Universidade do Trabalho (Unit). Essa Feira do Emprego mostra que saímos do discurso para a prática, significa a união da força do poder público e de parceiros da Cidade em gerar oportunidades de emprego e qualificação para a população de Botucatu”, salienta.

Levantamento prévio

De acordo com o levantamento prévio realizado nesta quinta-feira (2 de maio) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, este ano, durante a Feira do Emprego, somente a Unit Móvel cadastrou mais de 740 pessoas para cursos profissionalizantes e foram encaminhadas para oportunidades de emprego mais de 550 pessoas.

Como é o caso de Michele Cristiana Pereira da Silva, de 31 anos, que está desemprega há três meses e busca algo relacionado à área administrativa em que atuou por 14 anos. “Na Feira consegui um encaminhamento para entrevista na minha área e também aproveitei para buscar informações sobre cursos de qualificação. Esta foi uma ótima iniciativa”, relatou.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento ainda informa que em breve divulgará todos dados específicos da Feira do Empregocomo, por exemplo, o número de pessoas contratadas.

Parceiros da Feira

Na ocasião, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) realizou o serviço de emissão de carteiras de trabalho e recebeu pedidos de entrada para Seguro Desemprego. O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) cadastrou currículos e orientou estudantes a procura de estágio.

Entidades ligadas à educação como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Escola Técnica Estadual Dr. Domingos Minicucci Filho, Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Universidade do Trabalhador (Unit) também tiveram estandes fixos na feira.

Uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou orientações ao público interessado em abrir seu próprio negócio e as vantagens de ser um Empreendedor Individual (EI) e os agentes do Banco do Povo também atenderam os interessados em obter microcrédito, a juro baixo, para início de um novo negócio ou capital de giro para estimular um empreendimento constituído.

Enquanto os jovens e adultos deixavam seus currículos e buscavam novidades sobre o mercado de trabalho, as crianças puderam se divertir nos brinquedos cedidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Uma praça de alimentação também foi montada para atender o público que passou pelo local.

A terceira Feira do Emprego de Botucatu ainda contou com a parceria das seguintes empresas e entidades: Fundo Social de Solidariedade; Associação Comercial e Empresarial / Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL); sindicatos dos Empregados no Comércio, das Indústrias Metalúrgicas, da Construção Civil e das Empresas de Prestação de Serviços; Caio Induscar; Solutudo; Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac); Micropro; Ambiel RH; VIP RH; Dogma; Kaidara; Blow Pet; Colégio Vitória; e Ensina Fácil.

Festa do Trabalhador

Na última quarta-feira (1º de maio), em comemoração ao Dia do Trabalhador, o mesmo espaço abrigou a Festa do Trabalhador, promovida pelos sindicatos dos Empregados no Comércio, das Indústrias Metalúrgicas e Construção Civil.

Na parte da manhã foi realizada a Corrida do Trabalhador, que faz parte do Circuito Cuesta de Corridas de Rua. Após o meio-dia no local ocorreu sorteio de prêmios, apresentações artísticas e praça de alimentação aberta ao público.