25 FEV 2013
GUARDA MUNICIPAL
GCM de Botucatu busca aprimorar segurança de espaços públicos e diminuir ocorrências de perturbação do sossego

Botucatu é destaque no Estado de São Paulo por ser a menos violenta dentro do grupo de cidades com mais de 100 mil habitantes, principalmente pela ação conjunta e planejamento das forças policiais no Município. Agora, com índices de roubo e homicídios de certa forma controlados, o desafio é outro: aprimorar a segurança de espaços públicos e diminuir as ocorrências referentes à perturbação do sossego.

Este é o foco do Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP), lançado na manhã desta segunda-feira (25) pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu. Estiveram presentes neste lançamento, organizado no Auditório Cyro Pires da Prefeitura de Botucatu, as seguintes autoridades: o prefeito João Cury Neto e vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Jr.; presidente da Câmara, Ednei Lázaro da Costa Carreira; secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos; comandante da GCM de Botucatu, Sérgio Luiz Bavia; comandante da 1ª Cia. Policia Militar de Botucatu, José Semensatti Júnior; delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil, Celso Olindo; presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Clóvis Martins; guardas civis municipais de Botucatu e São Manuel, além de representantes de Lençóis Paulista e Promissão, que fizeram questão de conhecer o modelo de política de segurança pública adotado em Botucatu.

O PPOP foca no aperfeiçoamento do policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental, abrangendo além da região central e de bairros da cidade, localidades mais afastadas como os distritos de Vitoriana e Rubião Júnior e bairros como Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra, Anhumas, entre outras. Essa necessidade foi diagnosticada pelo Sistema de Inteligência e Estatística da Guarda Municipal (Sieg), implantado a cerca de um ano pela GCM de Botucatu.

O programa proposto orientará o patrulhamento preventivo comunitário nos setores envolvidos e não influenciará no trabalho regular desenvolvido pelas equipes de patrulhamento nos logradouros públicos e nos atendimentos de ocorrências.

As ações terão enfoque na prevenção de danos, pichações, furtos e demais infrações que atinjam o patrimônio público municipal, além de intermediar conflitos. Estrategicamente distribuídas, as equipes envolvidas percorrerão diariamente cerca de mil quilômetros, patrulhando mais de 120 próprios municipais.

O PPOP será executado pelas equipes do Gepom (Grupo Especializado de Policiamento com Motos), Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA) e Grupo de Ações Preventivas Especiais (Gape), sob a supervisão direta dos inspetores de patrulhamento e acompanhamento do subcomando da Guarda Civil Municipal.

Além de diminuir as ocorrências e obter maior participação da comunidade, o programa busca desenvolver ações conjuntas com as demais policias e compartilhar informações com as demais secretarias do Poder Público Municipal. “Não podemos ver um brinquedo ou uma lâmpada de praça quebrados e não agir com rapidez porque essa ausência do estado só estimula ainda mais a violência. Então temos que trabalhar com inteligência e planejar as ações. Se for preciso, a Guarda vai prender. Tolerância zero”, afirmou o prefeito.

No mesmo evento, foram divulgadas as estatísticas gerais dos últimos quatro anos. “Totalizamos 126 mil ações realizadas. Tudo isso sem dar um único tiro porque a nossa Guarda hoje é preparada. Vamos agir preventivamente e repressivamente para que Botucatu continue ser a cidade mais segura do Estado e referência para outros municípios do País”, argumenta o secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos.

Sobre a GCM de Botucatu - A Prefeitura de Botucatu tem investido permanentemente em capacitação do corpo efetivo da GCM, que hoje conta com 65 agentes (antes de 2009, eram apenas 32), armamentos e sistemas informatizados.

Também existem os projetos educacionais e de conscientização junto com a comunidade infantil e adulta, como o “Patrulha da Paz”, “Cidadania e Civismo” e “Corujão”, voltados à prevenção da criminalidade.

Hoje, a Guarda Civil Municipal disponibiliza aos seus agentes 34 armas de fogo e mais 25 tasers (armas não letais de condução elétrica). Para tal, o efetivo está capacitado de forma técnica e psicológica para o uso dos armamentos pela Polícia Federal.

A Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos também proporciona constantes treinamentos aos soldados, como o curso ministrado por um dos instrutores da formação das polícias de elite do Rio de Janeiro, que inclui o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Atualmente, a GCM monitora 86 prédios públicos municipais e com oito câmeras observa atentamente todos os acontecimentos na Praça do Paratodos e ruas Major Matheus, na Vila dos Lavradores, e Amando de Barros, no Centro.

Vale ressaltar a implantação da base da GCM no Terminal Rodoviário, porta de entrada e saída do Município, o qual chega a registrar uma circulação de 1.500 pessoas por dia.

Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos

Rua Vitor Atti, 145, Vila dos Lavradores

GCM de Botucatu

Telefone: 199

Estatística geral / GCM de Botucatu (2009 a 2012)

- 50.874 solicitações via 199;

- 89.700 atendimentos comunitários;