25 ABR 2012
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Representantes de Botucatu conhecem de perto novas tecnologias para inclusão de pessoas com deficiência

De 12 a 15 deste mês foi organizada, na cidade de São Paulo, a 11ª Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Acessibilidade, a REATECH 2012. O evento teve como objetivo mostrar produtos e ações voltadas para a reabilitação de pessoas com deficiência ou algum tipo de mobilidade reduzida.

A cidade de Botucatu esteve presente no evento com aproximadamente 30 pessoas, entre elas, representantes das entidades da Cidade com projetos para a inclusão social, além de membros das secretarias de Saúde e Educação. Para as pessoas envolvidas nesse tipo de trabalho, a oportunidade de conhecer as novas tecnologias disponíveis no mercado é extremamente importante.

A principal preocupação botucatuense foi buscar por melhorias para a mobilidade das pessoas com algum tipo de deficiência motora. Entre as ações que interessaram a comitiva de Botucatu está a do transporte especializado de deficientes, que é realizado em vans preparadas e montadas para recebê-los.

Entre os destaques gerais estavam os estandes das montadoras de automóveis, com as inovações nos carros para deficientes e os novos materiais pedagógicos, que estavam sendo exibidos na parte da educação.

Outro ponto alto do evento ficou por conta das empresas privadas que apresentaram seus programas para a contratação das pessoas com algum tipo de deficiência e a adaptação necessária a ser feita para melhor atender esses contratados.

Para o assessor em Políticas de Inclusão Social da Prefeitura de Botucatu, Paulo Malagutte, foi excelente que representantes da Cidade tivessem contato com novos meios e técnicas para a inclusão social de todas as pessoas com algum tipo de deficiência. “O evento é importante para a elaboração de novos projetos e de uma nova política no Município de Botucatu, que promova a igualdade entre as pessoas. A lógica atual é a inclusão”, concluiu.