26 ABR 2012
Prefeitura inaugura nova unidade de Ensino Infantil em Rubião, nesta sexta (27)

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, dá mais um passo para a ampliação de vagas na rede básica de Ensino Infantil. Nesta sexta-feira (27), às 19 horas, será inaugurada uma nova unidade educacional que abrange a creche municipal “João Rosseto” e Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) “Hermelindo Borgatto”, instaladas na Rua Bento Lopes, s/nº, Distrito de Rubião Júnior.

O novo espaço reformado pela Prefeitura por cerca de R$ 750 mil abrigará, em um primeiro momento, as 70 crianças de 0 a 3 anos de idade e outras 140, de 4 a 5 anos que hoje são atendidas em um imóvel na Rua Vicente Pimentel, nº 85, também em Rubião. Assim, esse novo prédio para a creche e escola infantil de Rubião promete trazer mais conforto às crianças do distrito.

O prédio a ser inaugurado tem cerca de 1.250 metros quadrados de área construída que inclui: quatro salas de aula; berçário, com fraldário, lactário e solário; maternal 1 com banheiro; cozinha com despensa; lavanderia; refeitório grande; dois sanitários e outro exclusivo para portadores de necessidades especiais; sala de professor; sala de direção; secretaria; almoxarifado; recepção; e quadra poliesportiva coberta. A equipe de trabalho da nova unidade educacional é formada por sete atendentes, sete professoras e quatro auxiliares de serviços gerais. O atendimento será das 7 às 17 horas.

A área da escola também permitirá a construção de quatro novas salas de aula, que ainda estão em projeto pela Secretaria Municipal de Educação. Isso deverá, futuramente, aumentar a capacidade da creche e Emei para mais 200 vagas.

A instalação da nova unidade educacional é cercada de um simbolismo importante para a comunidade de Rubião Júnior uma vez que o local reformado abrigava desde a década de 50 a antiga escola do Distrito mantida pelo Estado, que desativou o local após a construção da atual unidade de Fundamental “João Queiroz Marques”, entregue no final de 2002, e hoje compartilhada pelo Estado e Município.

Além da creche municipal “João Rosseto” e Emei “Hermelindo Borgatto”, Rubião Júnior ainda possui um Centro de Educação Infantil (CEI) “Ruach”, o qual atende cem crianças de 0 a 5 anos. Ele foi inaugurado ano passado pela Prefeitura em parceria com a Igreja Bíblica, através do Programa de Assistência à Infância [PAI].

Poder Público e Diretoria Regional de Ensino também já garantiram, junto ao Governo do Estado, uma nova escola de Fundamental 2 e Ensino Médio para Rubião Júnior que está em fase de projeto executivo.