05 MAR 2012
Pipa prorroga período de inscrições para projetos de cultura em Botucatu

A Secretaria Municipal de Cultura comunica que foi prorrogado até o dia 15 de março o período de inscrições para os concursos de apoio a projetos de festivais de artes, hip hop e montagem de espetáculos a serem contemplados pelo Programa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural (Pipa).

O edital nº01/2012 visa a seleção de três projetos de “festivais de artes” com prêmio de R$ 18 mil cada.

Na modalidade “hip hop” o edital nº02/2012 prevê a seleção de dois projetos com prêmio de R$ 5 mil cada. Eles devem contemplar produtos ou eventos relacionados a este movimento cultural urbano.

Já para a categoria “montagem de espetáculos”, o edital nº03/2012 selecionará três projetos que irão receber a premiação de R$ 8 mil cada.

Os projetos devem ser entregues pessoalmente no setor de Protocolo da Prefeitura de Botucatu [Praça Pedro Torres, nº 100 – Centro / CEP 18.600-900], ou encaminhados via Correios para a Secretaria Municipal de Cultural (Avenida Dom Lúcio, nº 755, Centro, Botucatu/SP, CEP 18.602-092) com a devida identificação do edital.

Os editais completos, com informações detalhadas sobre o processos seletivos dos projetos do Pipa, podem ser acessados no site da Prefeitura de Botucatu [www.botucatu.sp.gov.br] por meio dos links “Secretarias” e na sequência, “Cultura”. Eles também podem ser retirados na própria Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro, ao longo de 2012 mais editais deverão ser abertos, beneficiando outras iniciativas como produções literárias, fonográficas, audiovisuais e relacionadas a culturas tradicionais.

Para ele, no aspecto geral, o programa tem cumprido seu papel de fomentar a cultura local. “Botucatu é pioneira na instalação regulamentada e formal de um programa de incentivo. O Pipa chega ao seu terceiro ano de funcionamento para contemplar a expectativa crescente dos artistas e produtores culturais, que entendem o programa como uma maneira democrática e funcional de investimento de recurso público na cultura", avalia.

Sobre o Pipa - O Programa de Incentivo à Produção Artístico-Cultural foi instituído em 22 de dezembro de 2009 pela Lei Complementar nº 725. Entre os objetivos do Pipa estão o apoio e patrocínio para pesquisas, projetos,  divulgação e produção artística que preservem e difundam a diversidade cultural no Município. Os recursos aplicados no Pipa são oriundos do Fundo Municipal de Cultura.

Secretaria Municipal de Cultura