19 JAN 2012
COMUNICAÇÃO
Prefeitura viabiliza chegada da telefonia celular ao Rio Bonito

O Brasil terminou o ano de 2011 com 242,231 milhões de linhas de telefones celulares habilitadas segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Só no ano passado foram registradas 39,2 milhões de novas habilitações, o que representou crescimento de 19,36% na comparação com 2010.

No ranking que mede as linhas de celular disponíveis por habitante no Brasil, a região de Botucatu (DDD 14) ocupa posição de destaque com 1,23 linha por habitante. Apesar disso, ainda existem localidades que sofrem com a estrutura precária ou nenhum acesso à telefonia celular.

É o caso da região às margens do Rio Tietê que inclui o Rio Bonito Camping e Náutica, Porto Said, Alvorada da Barra e Mina, além do Distrito de Vitoriana. Há muito tempo, os moradores e freqüentadores dessas localidades buscavam apoio do poder público para convencer alguma operadora a incluí-los no mundo da telefonia celular, garantindo acesso a todas as suas facilidades.

Em 2009, tão logo iniciou seu mandato, o prefeito João Cury Neto decidiu encarar esse desafio e trabalhar pelo atendimento dessa importante demanda da comunidade. Em março daquele ano, por meio dos ofícios 270/2009 e 271/2009 foram iniciados os contatos com a operadora Vivo, solicitando providências no sentido de instalar torres da repetidora GSM no Rio Bonito, Bairro da Mina, Porto Said e no Distrito de Vitoriana. Outros pedidos se seguiram, um deles acompanhado de ofício da Defesa Civil e um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas reiterando a enorme dificuldade na utilização de telefones celulares.

Em recente reunião para discutir melhorias para a região do Rio Bonito, coordenada pelo secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos e pelo coordenador da Defesa Civil, Domingos Chavari Neto, a falta de acesso à telefonia celular voltou a ser apontada como um problema sério pelos rancheiros.

Diante da falta de uma sinalização positiva, João Cury decidiu ir até São Paulo para discutir o problema pessoalmente com membros da diretoria da operadora Vivo. Por meio da apresentação de dados que comprovavam a necessidade de atendimento à grande demanda, conseguiu convencê-los a verificar a situação de perto. Técnicos da empresa estiveram em Botucatu e discutiram com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Eduardo Colenci, as condições técnicas para iniciar um processo gradual de implantação da telefonia celular móvel na região apontada como prioritária pela prefeitura.

E na última terça-feira (17), a notícia que todos esperavam se confirmou, com a chegada do sinal para os moradores, rancheiros e frequentadores do Rio Bonito. “Os técnicos utilizaram uma torre que já existia, substituindo os equipamentos analógicos por digitais. O sinal é excelente”, informa o subprefeito de Vitoriana, Márcio Roberto dos Santos.

A partir de agora, os portadores de celulares da operadora Vivo poderão se comunicar com o mundo a partir do Rio Bonito. “É realmente um grande avanço. Inclusive permitindo o acesso à internet a partir do celular”, destaca Colenci.

O prefeito João Cury comemora a conquista para os moradores e freqüentadores do Rio Bonito e informa que já existem estudos adiantados por parte da empresa para levar o mesmo serviço para Vitoriana e o bairro da Mina.

“Um grande governo também se faz com ações aparentemente simples. Apesar de ser um problema onde a solução depende da iniciativa privada, a Prefeitura não pode assumir posição de arquibancada. Fomos pró-ativos e demonstramos à empresa que a demanda justificava o investimento. Imagina a dificuldade de um morador do Rio Bonito, que não tem telefone fixo, no caso de necessitar de uma ambulância. Essa é uma ação que traz conforto e aproxima as pessoas. Estamos felizes por cumprir mais um compromisso assumido com a população”, declarou.