22 DEZ 2011
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E TRABALHO
Flávio Abranches é o novo secretário municipal de Desenvolvimento

Na manhã desta quinta-feira [22], no auditório Cyro Pires, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, deu posse a seu mais novo secretário municipal de Desenvolvimento, Flávio Abranches Pinheiro. Ele substitui o professor Ricardo Antonio de Arruda Veiga que pediu exoneração do cargo para dedicar-se a projetos fora do Estado de São Paulo.

Além dos demais secretários e profissionais da imprensa, a cerimônia contou com a presença de Edivaldo Velini, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, cargo que Abranches também ocupou de 1989 a 1993. “O Flávio foi um dos maiores articuladores com quem já trabalhei e independente de quem suceder ele futuramente, encontrará com certeza uma secretaria reestruturada”, atesta.

O prefeito João Cury Neto enalteceu o trabalho pavimentado por Ricardo Veiga, principalmente à frente do projeto do Parque Tecnológico e criação de sua associação, mas afirmou que Abranches tem todas as qualidades políticas e técnicas para conduzir os projetos da pasta que engloba cinco áreas: Ciência e Tecnologia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo. “Temos que fortalecer esse DNA de Botucatu, de ser líder regional. O nosso desenvolvimento ultrapassa os limites geográficos e também depende do sucesso e riqueza de nossas cidades vizinhas”, argumenta.

Flávio Abranches tem 66 anos, é formado em Engenharia Agronômica, e possui uma vasta experiência na área acadêmica, principalmente junto à Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde chegou ao cargo de Assessor Chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da Reitoria. No Sebrae, entre 1999 e 2001, coordenou o programa de Emprego e Renda em 50 municípios do Estado de São Paulo, nas regiões de Botucatu, Ourinhos, Rio Claro e Vale da Ribeira. “Naquela época sentia pouco orgulho de Botucatu porque via cidades menores se desenvolverem mais que a nossa. Hoje vejo que o João [Cury] reativou essa liderança da Cidade, que passa por um momento jamais visto em termos de desenvolvimento”, avalia.

Segundo o novo secretário, apesar de 2012 ser um ano eleitoral, o que limita o período de execução de ações do Poder Público, o compromisso é de muito trabalho. “O Parque Tecnológico é uma das grandes prioridades, mas não é a única. A Secretaria de Desenvolvimento tem projetos bastante interessantes nas demais subsecretarias e que pretendemos dar continuidade. Ela é uma secretaria muito complexa, que exige integração. Mas como o próprio prefeito fala, devemos deixar um conceito que deve ser perpetuado e tenho certeza que toda nossa competente equipe se doará ao máximo para que os resultados apareçam”, finaliza.