08 DEZ 2011
Nape recebe scaner que transforma texto em narração

O Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado “Alcyr de Oliveira” (Nape) foi contemplado no final do mês de novembro, pela Secretaria Municipal de Educação, com um scanner que converte o texto impresso em narração digital de alta qualidade.

O “BookReader V100” da Plustek emprega tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres altamente preciso e orientação automática do documento. Ele garante saída correta para texto em fala (Text to Speech - TTS), integra digitalização de alta velocidade, reconhecimento ótico de caracteres preciso e síntese de voz natural para leitura, tudo em um único dispositivo.

A máquina também possui recursos adicionais, especialmente projetado para leitura, que incluem: funções de lentes de aumento; controles de fontes; de volume; de fala; funções marcadores de página; leitura PDF; entre outros.

Com um simples toque, o scaner transforma as palavras impressas em saída de áudio que pode ser salvo em formato MP3 para arquivo e ser ouvido no carro ou com dispositivos de reprodução portáteis.

De acordo com Nilza Micheleto, responsável pelo Nape, por meio deste recurso os deficientes visuais serão beneficiados, tendo acesso a outros livros, mesmo que não sejam transcritos em braile.

Serviço:

Nape – Rua Amando de Barros, nº1.520 – Centro