22 AGO 2011
Aberta exposição “Ciência, Ação e Diversão”

Na manhã do último sábado [20] foi realizada no Espaço Cultural “Antonio Gabriel Marão” a cerimônia de abertura da Exposição Interativa “Ciência, Ação e Diversão”, que permanecerá aberta ao público até o dia 30 de setembro.

A iniciativa é uma realização conjunta entre a Prefeitura de Botucatu, Secretaria de Estado da Educação e Unesp.

Diversas autoridades prestigiaram o lançamento da exposição, entre elas o prefeito João Cury Neto; a pró-reitora de Pós Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge; o dirigente regional de ensino em exercício, Valdir Paixão; o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior; o diretor do Instituto de Biociências da Unesp, Renato Eugênio da Silva Diniz; o vice-diretor da Faculdade de Medicina da Unesp, José Carlos Peraçoli; o secretário municipal de Cultura, Osni Ribeiro; além das organizadoras do evento, Adriane Pinto Wasco, docente do Departamento de Genética do IB; Lúcia Regina da Rocha; docente do Departamento de Fisiologia do IB e Karina Pavão Patrício, docente do Departamento de Saúde Pública da FMB.

Em seus discursos, as autoridades ressaltaram a importância de aproximar a ciência do público – sobretudo das crianças e adolescentes – de forma lúdica, rompendo as fronteiras da sala de aula. Durante o evento foi lançado a ideia de implantação de um museu permanente de ciências no município, que foi bem recebida pelo prefeito João Cury.

Popularização da Ciência - A exposição “Ciência, Ação e Diversão” tem como objetivo a divulgação científica, articulando uma Política Nacional de Popularização da Ciência.  Montada com experimentos que simulam fenômenos físicos a mostra engloba diferentes atividades que permitem a troca de conhecimentos e a interação com o público.

Com um formato itinerante e sob a coordenação do Espaço Ciência de Pernambuco, a exposição “ABCMC Interativa” já percorreu diversas cidades do Brasil, como Recife, Cuiabá, Campo Grande e Natal. Botucatu tem a honra de ser a primeira cidade do estado de São Paulo a receber os experimentos desta exposição, que inclui diversas atividades da área de Física.

Os agendamentos para a visitação das escolas municipais devem ser feitos pelo telefone (14) 3811-3171 e das estaduais e particulares pelo (14) 3811-3207. A exposição segue até o dia 30 de setembro, aberta ao público de segunda a sábado, das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas.