01 JUL 2011
Profissionais que atuarão no SAMU passam por treinamento

Nesta sexta-feira [1], profissionais de Botucatu, Anhembi, Areiópolis e Pardinho, que atuarão no SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], passaram por treinamento no Anfiteatro C da Central de Aulas da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp.

Uma equipe do Ministério da Saúde veio a Botucatu para aplicar o curso de Regulação Médica das Urgências. Entre os objetivos estão: qualificar profissionais médicos na função de regulação médica para atuarem nas Centrais de Regulação Médica de Urgências; conscientizar médicos reguladores sobre a importância da regulação da atenção nos vários níveis do sistema de saúde, como um instrumento para alcançar a eqüidade preconizada pelo SUS; caracterizar a Central Reguladora de Urgências como um observatório dinâmico da saúde da população e da estruturação e funcionamento da rede assistencial locorregional, identificando distorções que irão orientar o planejamento de ações corretivas para a otimização da atenção à urgências.

O curso também serve para conscientizar e atualizar todos os profissionais que atuam nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre a Política Nacional de Atenção às Urgências e ao mesmo tempo inserir os profissionais da equipe de regulação médica na Rede de Atendimento às Urgências do município ou região de abrangência do SAMU em que trabalham, discutindo os princípios e diretrizes do SUS e a Política Nacional de Atenção às Urgências.

Agora restam poucos detalhes para que o SAMU comece a funcionar. A instalação dos equipamentos já teve início e a Prefeitura providenciará a pintura do prédio do antigo ARE (Ambulatório Regional de Saúde), dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, onde provisoriamente o serviço começará a operar. Na próxima quarta-feira (6), a equipe técnica do DATASUS estará em Botucatu para treinar a equipe da Central de Regulação para alterar o sistema de informação com o qual trabalhará.

Depois disso, é aguardada apenas a vinda ao município de uma arquiteta do Ministério da Saúde para dar o aval que permitirá a inauguração das instalações.