04 MAI 2011
Projeto ‘Corujão’ quer mobilizar comunidades em torno da segurança pública

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, lançou na noite desta terça-feira [3], na sede da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], o projeto “Corujão -  segurança urbana noturna”.

O objetivo é de aproximar a comunidade escolar, que frequenta as aulas no período noturno, das forças de segurança do Município além de levar informação e orientação sobre violência doméstica, mediação de conflitos, perturbação ao sossego público, cidadania, civismo e ética a toda população que reside próxima às unidades educacionais de Botucatu.

“Queremos envolver estudantes, professores, funcionários e pais de alunos em uma série de ações de prevenção e combate ao uso e tráfico de entorpecentes e outras drogas que provoquem dependência física ou psíquica e afastar pessoas mal intencionadas do ambiente escolar”, afirma o secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos.

Ele lembra que o status de Botucatu como a cidade [com mais de 100 mil habitantes] mais segura do Estado de São Paulo se deve justamente ao trabalho preventivo que a Guarda Civil Municipal, em parceria com as demais policias, executa junto com a comunidade. Projetos como o “Patrulha da Paz” e “Cidadania e Civismo”, que estimulam a conscientização de crianças sobre seus direitos e deveres junto a sociedade, foram lembrados pelo secretário como exemplos de ações preventivas bem sucedidas. “Esta proximidade com a população jovem e adulta era o que estava faltando. Estes encontros poderão inclusive diagnosticar os problemas específicos de cada bairro, fazendo com que reorientemos nosso patrulhamento. Lembramos que a violência deve ser combatida não somente com investimento em armas ou câmeras, que também é necessário, mas principalmente com prevenção através de educação e informação”, completa.

O lançamento do projeto foi acompanhado por representantes das principais forças e entidades ligadas à segurança pública e que atuarão como parceiros da iniciativa. Um deles, Roque Roberto Pires de Carvalho, advogado, salientou que esta união de forças ajudará a atingir um público ainda maior já abrangido pelo projeto “OAB vai à escola”, iniciado em 2010. “Levamos a algumas escolas palestras ligadas ao ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], à família, aos direitos do consumidor, Lei Maria da Penha, entre outros assuntos. Acredito que estamos no caminho certo, com as mesmas metas. Com este projeto, o Corujão, poderemos levar essas informações a mais escolas e mais pessoas”, garante.

Clóvis Martins, presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), fortaleceu os discursos em prol a uma política de segurança pública pensada de forma estratégica e inteligente. “Antigamente, em Botucatu, tratava-se segurança pública apenas com polícia, entendida como solução para tudo. Os demais agentes da sociedade eram colocados à margem desta discussão. Este projeto da Secretaria de Segurança propõe uma mudança de cultura, trazendo um maior envolvimento da comunidade”, comenta.

Estiveram ainda presentes na sede da OAB, o presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa [Curumim]; Antonio Soares da Costa Neto, delegado seccional da Polícia Civil; Major Marcelo Amaral Oliveira da Polícia Militar; e Isabel Conte, ouvidora municipal; que se colocaram a disposição para ajudar no projeto e elogiaram a iniciativa e comportamento da Guarda Civil Municipal junto às questões de segurança pública do Município. Representantes da Unasabs (União de Associações de Moradores Sociedades e Amigos de Bairros) também terão papel fundamental de mobilizar as associações de bairro em torno dos temas abordados pelo projeto Corujão.