22 MAR 2011
‘Cena Aberta’: Circo Amarillo apresenta teatro de Rua no Bosque e peça no Municipal

A programação da Mostra ‘Cena Aberta’ oferece nesta quarta-feira (23) duas apresentações para a população botucatuense com a equipe do Circo Amarillo.

A primeira será o teatro de Rua “Experimento Circo”, na Praça Comendador Emilio Peduti (Praça do Bosque), às 12 horas. O espetáculo mescla linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses como: arame, malabarismo, mão a mão, diabolô, fogo e acrobacias.

Na parte da noite, às 20h30, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, o grupo circence volta a se apresentar com o espetáculo “Sem concerto”. A peça de aproximadamente 60 minutos se passa no lançamento de um disco musical, quando o inesperado acontece: o único disco se quebra.

Durante a gravação os artistas vivem situações inesperadas que proporcionam ao público uma verdadeira viagem musical. Além da música tocada ao vivo, o espetáculo agrega técnicas de circo e clown marcadas pela comicidade que agrada o público de todas as idades.

Sobre o ‘Cena Aberta’ –  O “Cena Aberta” teve início no último dia 16 e segue até o dia 27 deste mês, com realização da Secretaria Municipal de Cultura. As apresentações acontecem sempre no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.

O projeto, que surgiu em 2010, é realizado em parceira com a Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e traz para a população botucatuense, de forma gratuita, diversas atrações como oficinas, espetáculos de gêneros infantil, infanto-juvenil, dramático, circense e bate-papo.

Os ingressos para o “Cena Aberta” são limitados a dois por pessoa e poderão ser retirados no próprio Teatro Municipal, a partir das 9 horas até o horário das apresentações.

Confira a programação:

Dia 24

A companhia botucatuense de teatro Chafariz apresentará a peça “Vestígios”. O espetáculo é inspirado no livro “Vestígios de seara alheia” do escritor Marcos Luís Garita. O espetáculo tem a duração de 60 minutos e classificação acima de 14 anos.

A peça conta a história de um carteiro em uma cidade do interior, nos anos 20, que tinha por hábito ler as cartas e decidir o que deveria ou não ser enviado para os destinatários.

O cenário é composto por um revestimento de tecido transparente na cor marfim (pernas e rotunda do teatro), para dar a idéia de antigos cortinados escondendo o passado.

Os figurinos mantém a cor “nude” do cenário que, juntamente com a iluminação, dão a ideia de antigas fotografias.

As personagens são pessoas comuns, sem outra identidade senão o ofício de cada uma, que se encontram no mesmo lugar, com seus conflitos e dramas.

Cenas em flash back são resolvidas também com a utilização de multimídia, com fotos e vídeos projetados, em harmonia com as cenas que se sucedem, com narrativas e ações se intercalando.

Dia 25

A Cia. Delas de Teatro apresenta o espetáculo infantil “Histórias por telefone” voltado para adultos e crianças a partir de 4 anos em duas sessões, às 16 horas e às 20h30.

A peça composta por pequenas histórias bem humoradas, repletas de espírito crítico, fantasia e delicadeza.

Toda noite, às 9 horas, Senhor Bianchini liga para sua filha e lhe conta uma história inventada, mas não é só ela que aguarda ansiosamente o telefone tocar. Do outro lado da linha estão quatro curiosas telefonistas prontas para se ligar em mais uma história divertida do pai Bianchini.

O público é convidado a viajar nessas “Histórias por Telefone” junto com a menina, navegando em situações fantásticas, lúdicas e divertidas numa grande brincadeira.

Dia 26

A Cia. da Gioconda apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Os olhos de Nebul”, voltado para adultos e crianças a partir de 10 anos em duas sessões, às 17 horas e às 20h30.

No século XXI, Nebul, vítima de uma feiticeira, fica cego. Se abate sobre o casarão onde mora, uma maldição, onde todos tem medo de entrar. Nebul envelhece e se sente sozinho, tendo por companhia seu único filho, em meio de inúmeros aparelhos de segurança, câmeras e circuitos internos.

O filho de Nebul, um jovem, vê o sofrimento e o isolamento que o pai sofre, mas não sabe o que fazer. Um dia, uma velha peregrina, sem temer a maldição, entra no casarão e diz que sabe que a cura é uma água milagrosa. Mas a única informação que dá é que quem sabe o caminho está numa estação de metrô do centro da cidade. O filho de Nebul, vendo que o pai jamais poderá fazer essa jornada, se oferece para ir em seu lugar, mesmo sem saber o que fazer.

Dia 27

A Cia.BR 116 encerra a Mostra com a peça “O Terceiro Sinal”, indicada ao público acima de 14 anos. A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista.

“Dentro de alguns minutos, sem nenhuma experiência prévia, tendo decorado o texto na última semana e tomado parte em apenas três ensaios, sem ser nem desejar me converter num ator, eu estaria me apresentando diante de uma plateia pagante num dos teatros mais mitológicos do país, sob a direção do mais histórico de seus diretores.”

Este é o ponto de partida do ensaio “O Terceiro Sinal”, do jornalista, escritor e dramaturgo Otavio Frias Filho, que relata sua investigação participativa no espetáculo teatral “Boca de Ouro”, dirigido por Zé Celso.

No mesmo dia, após o espetáculo, também será promovido um bate-papo com Beth Coelho.

Serviço:

Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”

Praça Coronel Moura, 27 – Centro

Telefone: [14] 3882-9004