13 JAN 2011
Nota de esclarecimento sobre caso do ataque de pit bull no Centro

No dia 30 de dezembro de 2010, um cachorro da raça pit bull, denominado Amin, que tem cinco anos, foi recolhido pelo Canil Municipal por ter agredido uma criança dentro de uma residência, no Centro de Botucatu.

O animal completou dez dias de observação na última segunda-feira [10], quando foi constatado que ele não possui alterações sintomatológicas compatíveis à raiva. No local o cachorro ficou totalmente isolado dos outros animais e foi possível verificar também que apesar do cão ser agressor, ou seja, ter cometido o ato de violência junto à criança, não é um animal agressivo, com desvio de comportamento constante.

A Vigilância Ambiental em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, informa que o cão continuará no Canil Municipal até que alguns fatores sejam analisados. Caso a equipe opte devolver o animal ao dono, este só poderá ser entregue mediante a assinatura de um termo de responsabilidade, bem como a análise da estrutura do local onde o animal ficará estabelecido.

A Vigilância ainda alerta que, por causa da repercussão deste caso de ataque, seis munícipes ligaram no Canil Municipal com intenção de doar seus animais da raça pit bull. Quando os donos dos mesmos foram questionados sobre se os animais estavam doentes ou teriam agredido alguém, ou algo relevante que motivasse seu isolamento, foi constatado apenas que os moradores estavam com medo por conta do caso registrado, que mais uma vez gerou pânico junto a população e inverdades sobre a raça pit bull.

Por fim, a VAS informa que o Canil Municipal não recebe doação de animais.

Selene Babboni

Veterinária do Canil Municipal