22 DEZ 2010
Creche no Jardim Aeroporto fecha ano de gala da Educação

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na manhã desta quarta-feira [22] o mais novo Centro de Educação Infantil (CEI) do Município, construído no Jardim Aeroporto e denominado “Profª Jussiara Aparecida Pereira Delgado”. É a décima creche aberta em menos de dois anos pela administração João Cury Neto/ Profº Caldas. A cerimônia de entrega da unidade encerra um ano de inúmeras conquistas para a Educação de Botucatu, que para 2011 criou mais de 1.100 novas vagas destinadas a crianças com idade entre quatro meses e 5 anos de idade.

O novo empreendimento supre uma demanda reprimida no setor Sul, que abrange bairros como 24 de Maio, Jardim Santa Mônica, Residencial Cedro e Cohab 3. O imóvel possui dois berçários, duas salas para o maternal, salas para professores e direção, almoxarifado, banheiros e cozinha/lactário. Ele atenderá, de início, aproximadamente 200 crianças com idade entre quatro meses e 5 anos. A obra custou à Prefeitura R$ 771.639,29.

Na inauguração do CEI estiveram presentes além do prefeito João Cury, secretários, os vereadores Dr. Bittar, Curumim e o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Mendonça Moreira, funcionários da creche e comunidade do Jardim Aeroporto. Em quase todos os pronunciamentos feitos pelas autoridades, o nome da professora Jussiara Delgado [1964-2005] não deixou de ser citado. Formada em Letras na cidade de Ribeirão Preto, ela veio para Botucatu em 2003, onde lecionou na escola do Jardim Peabirú e dedicou a sua vida à formação e educação dos jovens.

Na oportunidade, uma das pessoas mais emocionadas era Rita de Cássia Aparecida Sanches, diretora da nova creche. Há quatro anos ela administrava um imóvel adaptado, próximo à nova creche, onde eram atendidas 87 crianças. “Acredito agora que o trabalho aqui no Aeroporto será diferenciado. Com um espaço maior e melhor organizado será possível oferecer qualidade de vida e educação a um número maior de crianças que vivem numa região muito carente da Cidade. Além disso será um alívio para as mães que nos cobravam um maior número de vagas”, disse.

Em seu discurso, o Secretário Narcizo Minetto Júnior fez questão de elogiar a participação da direção e funcionárias da creche na criação do novo Centro de Educação Infantil. “É o sonho de uma equipe, que teve autonomia de participar do planejamento desta creche. Essa autonomia é muito importante pois são essas pessoas que cuidarão de nossas crianças todos os dias. Particularmente acho que ficou um palácio e certamente é a mais bonita que já inauguramos até agora. O orgulho é maior por ela beneficiar a comunidade de nossa periferia. Isso nos trouxe uma responsabilidade de caprichar ainda mais nela”, comenta.

Em seu pronunciamento, o prefeito João Cury Neto não escondeu a alegria ao saber que mais uma creche trará melhor qualidade de vida a famílias que moram no setor Sul, umas das regiões que mais crescem em Botucatu. “Estamos dando atenção a esta região porque a Cidade está em franca expansão para este lado Sul. São as 407 casas pelo programa Nosso Sonho, o Hospital Estadual, Ambulatório Médico de Especialidades (AME), as Clínicas de Reabilitação de Deficientes e Dependentes Químicos, o Parque Tecnológico, o Shopping, enfim, o desenvolvimento de Botucatu está neste eixo que abrange as Rodovias Gastão dal Farra, Castelinho e Marechal Rondon. Tudo isso melhora diretamente a vida das pessoas”, afirmou.

De acordo com o prefeito, o bom momento vivido pela Educação Municipal também sugere fazer comparações. Ele lembra que em oito anos da gestão anterior foi inaugurada apenas uma creche, com cerca de 80 vagas, no Arlindo Durant. “Em menos de dois anos abrimos dez creches e criamos mais de 1.100 vagas. Espero que os próximos prefeitos de Botucatu continuem com este propósito e abram tantas vagas quanto nosso governo. Quem ganha com isso é a Cidade. Também temos investido mais do que o mínimo [25% do Orçamento] exigido por lei em Educação. Se conseguimos levar material de qualidade aos nossos alunos, um exclusivo projeto que estimula as crianças a aprenderem ciência na prática, kits de uniformes a 14 mil estudantes, criar milhares de vagas e melhorar o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] de nossas escolas, que nestes dois anos saltou de 5,5 para 5,9, próximo do preconizado pelo Governo Federal até 2020, nossos gastos com a Educação já valeram a pena porque o dinheiro é público e deve retornar em benefício à população” frisou João Cury.

Creche poderá ser ampliada - O projeto original da nova unidade educacional prevê a possibilidade da construção de outros módulos, com mais salas, banheiros, refeitório e brinquedoteca, e que devem ser construídos futuramente, de acordo com a necessidade da região. A previsão é que a creche possa atender quase 400 alunos a medida que o CEI receber novos investimentos.

CEI “Profª Jussiara Aparecida Pereira Delgado”

Rua Soldado Rubens de Oliveira Cardoso, 190 – Jardim Aeroporto