22 DEZ 2010
Ônibus odontológico atendeu, gratuitamente, 600 crianças da rede municipal

O projeto itinerante do “Sorriso da Gente” fechou o ano de 2010 com salso positivo. Através da parceria com o Centro Odontológico Sorriso.com, a Prefeitura de Botucatu pôde disponibilizar atendimentos gratuitos a estudantes da rede municipal de ensino por meio de um ônibus equipado com dois consultórios odontológicos completos e profissionais da área.

De acordo com os coordenadores de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco de Assis Marques e Hélio Bissacot, nos últimos quatro meses de atuação do projeto foram atendidas 600 crianças e realizados 1.350 procedimentos odontológicos. A projeção para 2011 é de que mais de 1.800 crianças sejam atendidas e que sejam realizados 4 mil procedimentos.

“O atendimento sempre fica aquém daquilo que a gente quer, mas foi muito melhor do que as nossas expectativas. Para o próximo ano esperamos melhorar muito mais e atender todos que precisam”, revela Hélio Bissacot.

O projeto do ônibus odontológico foi proposto porque, apesar dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizarem nas escolas o trabalho de levantamento epidemiológico de cáries e encaminharem os alunos para serem atendidos por dentistas nos postos de saúde, outros números apontaram que muitos pais, por estarem trabalhando, encontravam dificuldade em acompanhar os filhos nas consultas. Por este motivo, cerca de 70% dos tratamentos dentários não eram concluídos.

A primeira parada do ônibus odontológico, que foi lançado em agosto de 2010, atendeu durante doze dias alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental [Emef] “Dr. Cardoso de Almeida”, onde foi realizado 472 procedimentos, cerca de 43 por dia. Logo após, o consultório móvel ficou instalado próximo à Emef “Paulo Guimarães”, no Jardim Brasil, durante doze dias entre os meses de novembro e  dezembro. Na época foram realizados 147 procedimentos, média de 25 por dia.

O Centro de Educação Infantil “El Shadai”, no bairro Jardim Santa Elisa, será a próxima instituição que irá receber o ônibus odontológico. A previsão é que os atendimentos aos alunos da creche aconteça a partir do final do mês de janeiro de 2011.