21 DEZ 2010
Ônibus oftalmológico atende mais de 270 pessoas em um único dia

Na segunda-feira[20] a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu [FMB], realizou consultas oftalmológicas gratuitas para pacientes das Unidades Básicas de Saúde [UBS] da Cecap e Vila São Lúcio e Unidades de Saúde da Família [USF] do Parque Marajoara e do Jardim Santa Elisa.

Dos 350 pacientes das áreas de abrangência das unidades, que aguardavam consultas oftalmológicas durante este ano, 278 compareceram, sendo 17 crianças. Os atendimentos foram realizados por seis profissionais da disciplina de Oftalmologia da FMB e mais seis funcionários do Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas, que realizaram testes de refração e fundo de olho, aferição de pressão e teste de acuidade visual.

Foram identificados 21 casos de catarata e outros nove onde era necessário fazer plástica oftalmológica. Uma vez identificada as doenças, os pacientes foram encaminhados para o Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu. Somente um caso mais grave, de “pressão intraocular alta”, foi encaminhado diretamente para a Unesp.

Projeto continuará em 2011 - De acordo com Oscar Antônio Grama Hoeppner, médico da família e coordenador da Unidade de Avaliação e Controle [UAC] da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto do ônibus oftalmológico é da Faculdade de Medicina de Botucatu. Mas a partir de um convênio no qual a Prefeitura repassa recursos para a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar) na forma de subvenção, é possível oferecer o serviço de forma gratuita à população.

“Este trabalho foi o primeiro de muitos que deverão ser realizados daqui para frente no Município. A fila de espera para consultas oftalmológica é muito grande na Cidade e com o consultório itinerante conseguimos sanar os casos mais simples. Quem precisava usar óculos, saiu da consulta já com a armação em mãos”, explica o doutor.

A partir de fevereiro de 2011, o mesmo dispositivo fará mais atendimentos oftalmológicos em outras unidades de saúde de todas as regiões de Botucatu, beneficiando assim as pessoas mais carentes que aguardam consulta.