02 DEZ 2010
CARTÃO SUS - NOTA DE ESCLARECIMENTO

A partir de segunda-feira, 6 de dezembro, os pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp, que moram em Botucatu e precisarem tirar segunda via ou um novo Cartão Nacional de Saúde [Cartão do SUS], poderão fazer isso no próprio Setor de Registro do hospital.

Foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde, no saguão de entrada, próximo à Farmácia de Alto Custo, um posto de atendimento igual ao que estará à disposição no ARE [Posto de Saúde da Avenida Santana].

O cartão é necessário para a atualização obrigatória dos dados daqueles que tiverem consultas ou cirurgias agendadas para 2010 no HCFMB. Atualmente, será priorizada a criação ou emissão de 2ª via para os pacientes que tiverem atendimento ainda em 2010.

Aqueles que tiverem consultas médicas ou cirurgias marcadas para 2011 deverão procurar um posto de saúde próximo de sua residência para tirar o Cartão SUS ou a segunda via dele. As pessoas que possuírem somente o número do Cartão SUS poderão atualizar, normalmente, seus dados no Setor de Registro do HCFMB, sem necessidade de pedir uma nova via. O número do cartão está impresso nos cartões de consultas do HCFMB e da rede básica de saúde.

A Secretaria de Saúde de Botucatu também definiu novas regras para quem pretende solicitar um novo cartão para parentes e amigos. Só será permitida a expedição do documento através de terceiros se os interessados forem parentes de primeiro grau [pai, mãe, filhos, netos ou irmãos]. No caso de amigos, é preciso que seja apresentada uma declaração do titular do cartão para solicitá-lo e uma pessoa pode intermediar a expedição do CNS para, no máximo, outras três.

Pacientes que forem de outras cidades da região de abrangência do HCFMB devem procurar a Secretaria de Saúde de seu município, caso precisem solicitar o Cartão SUS. Os dados documentos necessários para o recadastramento junto ao no Hospital das Clínicas de Botucatu são:

- Nome completo e de sua mãe

- Endereço completo, com CEP

- Certidão de nascimento [ no caso de crianças]