03 DEZ 2010
Prefeitura inaugura nova creche em Rubião

A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, continua investindo de forma vigorosa para resolver o grave problema de fila de espera por vagas em creches registrado nos últimos anos. E na próxima segunda-feira [6], às 9 horas, acontecerá a inauguração de mais uma unidade através do PAI [Programa de Assistência à Infância] lançado em agosto deste ano.

Trata-se do Centro de Educação Infantil [CEI], que funcionará na Rua Luiz Casteletti, 566, no Distrito de Rubião Junior. No início das atividades serão atendidas cerca de 20 crianças, com idade variando entre quatro meses e cinco anos, em período parcial e integral. De forma gradativa, serão abertas novas vagas com previsão de chegar a 100 crianças atendidas.

Esse novo modelo permite que a Secretaria Municipal de Educação celebre parcerias com Organizações Sociais credenciadas pela Prefeitura. Por meio delas, entidades com experiência comprovada na área de educação [no mínimo de um ano] assinaram um contrato de gestão que permite a abertura de novas creches e a ampliação da oferta de vagas na Cidade.

No caso do CEI Ruach, a parceria foi firmada com a Igreja Bíblica de Botucatu, presidida por Eduardo Ávila da Silva e cuja sede está localizada na Rua Amando de Barros nº 100. A diretora da unidade será Nicolle Daré Tortorella de Oliveira.

O contrato de gestão estabelece uma série de objetivos a serem cumpridos, que levam em conta a qualidade do serviço oferecido e o número de crianças atendidas. Caberá à entidade a contratação dos funcionários por meio de um processo seletivo.

Para o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, o PAI representa um avanço nas parcerias firmadas com entidades de reconhecida competência na área educacional e permitirá agilidade na ampliação da oferta de vagas em creches, atendendo centenas de pais que, nos últimos anos, tiveram o nome de seus filhos incluídos em listas de espera que pareciam não ter fim.

“O contrato de gestão garante a qualidade do atendimento, surge como alternativa às nossas limitações para contratação de pessoal e acelera o processo para que possamos zerar as filas. O prefeito João Cury determinou que a gente continue trabalhando forte nessa linha, já que os investimentos feitos na melhoria da infra-estrutura e dos recursos oferecidos por nossas creches têm feito crescer a procura por vagas”, comenta.

O prefeito João Cury confirma que apesar dos avanços conquistados em 2009, quando a Secretaria Municipal de Educação conseguiu abrir mais de 900 vagas nas creches municipais, o governo precisa dispor de instrumentos para que a ampliação da oferta seja contínua. “A criação do PAI nos permite trabalhar dentro dessa perspectiva. Os pais podem contar conosco. Mais do que simplesmente atender nossas crianças, continuaremos investindo pesado na qualidade da educação oferecida a elas. Esse é o compromisso do nosso governo”, declara.