22 OUT 2010
Secretaria da Saúde e FMB/Unesp juntos no combate ao AVC

Um leve formigamento no braço ou apenas uma dor de cabeça inesperada. Para a maioria, apenas um desconforto momentâneo. Para outros, um sinal do corpo para algo mais preocupante. O AVC [Acidente Vascular Cerebral] é nada menos que a primeira causa de morte e incapacidade no Brasil. No mundo, a cada seis segundos, alguém, independentemente da idade ou sexo, morre por causa de um AVC e, no mundo, 6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência desse acidente cerebral.

Preocupados com o avanço deste “ataque silencioso” que aflige a saúde pública, Secretaria Municipal da Saúde e Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp [FMB], por meio das Disciplinas de Neurologia e Neurocirurgia, encabeçam no Município, um movimento de prevenção e esclarecimento. Na última semana de outubro será realizada a campanha 'Um em cada seis', referente ao Dia Mundial do AVC [29 de outubro].

Com uma programação voltada tanto à conscientização da população quanto à capacitação dos servidores e profissionais da saúde de Botucatu [veja toda a programação abaixo], a campanha não apenas reforça o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas também de que os sobreviventes de tal acidente podem se recuperar totalmente e manter sua qualidade de vida com o atendimento e tratamento correto.

Na semana de combate ao AVC, destaque para a capacitação dos servidores da rede básica de saúde do Município, que acontece dia 26 [terça-feira], e para a inauguração no dia 29 [sexta-feira], no Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da FMB, de uma unidade voltada ao atendimento de emergência a pacientes com AVC. Serão reservados quatro leitos para pacientes vítimas do Acidente Vascular Cerebral. Hoje, o HC de Botucatu é uma das poucas unidades do Brasil especializadas no tratamento do AVC hemorrágico e/ou isquêmico.

“Temos orgulho de ter como parceira a Faculdade de Medicina, que tem uma estrutura modelo no tratamento do AVC. Com esta capacitação de nossos funcionários da saúde, a população que frequenta as unidades básicas poderá ter uma melhor orientação sobre os sintomas do AVC e um atendimento de qualidade. Sabemos que quanto mais rápido e eficiente for este primeiro atendimento ao paciente com AVC as chances de sobrevivência e de ausência de sequelas aumentam”, frisa o secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior.

De acordo com professor Rodrigo Bazan, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e um dos responsáveis pelo atendimento especializado do AVC no HCFMB, a unidade atende de um a dois pacientes vítimas de AVC por dia. “A UTI [Unidade de Terapia Intensiva] do Pronto-Socorro da unidade fica em 50% ocupada por vítimas da doença, todo ano”, informa.

Desafios básicos de combate ao AVC:

• Conhecer os fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto;

• Ser fisicamente ativo e exercitar-se regularmente;

• Evitar a obesidade e manter uma dieta saudável;

• Limitar o consumo de álcool;

• Evitar o tabagismo;

Sintomas de AVC:

• Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

• Confusão, alteração da fala ou compreensão;

• Alteração na visão [em um ou ambos os olhos];

- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;

• Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente;

PROGRAMAÇÃO SEMANA DE COMBATE AO AVC EM BOTUCATU

25/10

Esclarecimento à população sobre AVC e fatores de risco

Horário:

Local: Praça Comendador Emílio Peduti [Bosque]

26/10

Curso de Capacitação para os profissionais de nível superior da rede municipal de saúde de Botucatu

Horário: 8h30 horas

Local: Sindicato dos