21 OUT 2010
Alunos do Américo recebem orientação sobre cuidados com piolhos

A escola municipal de Ensino Fundamental “Professor Américo Virgínio dos Santos”, em parceria com o posto de saúde da Cecap, realizou na tarde da última quarta-feira [20], uma das fases do projeto “Interação da Universidade à serviço da comunidade”.

O projeto ministrado pela Drª Jenny Kohler, ao lado dos alunos de Medicina e Enfermagem da Unesp, abordou neste encontro o tema “pediculose”, doença parasitária causada por piolhos. O objetivo foi alertar as crianças sobre os devidos cuidados e orientá-las em relação ao assunto.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Mariângela Nicolosi , ações como esta que aproximam a universidade da comunidade escolar são de grande valia.

O que é pediculose?

Pediculose é a infestação por piolhos e lêndeas. Ela pode atingir qualquer pessoa, de qualquer idade, sexo ou classe social, com bons ou maus hábitos de higiene, mas ocorre principalmente em crianças de 3 a 10 anos, ou seja, em idade pré-escolar ou escolar. Ela é mais comum em meninas e rara em negros.

Como a pediculose é transmitida pelo contato pessoal ou pelo uso de objetos de outro indivíduo infestado, locais como escolas são propícios para sua proliferação. Por isso, ao menor sinal da presença de piolhos, a direção da escola deve ser avisada para que os outros pais sejam alertados sobre o problema.

Esta é uma medida importante para auxiliar no controle de um possível surto. Mais crianças podem estar infestadas e é muito importante tratá-las também, para que elas não voltem a transmitir o piolho.

O que é piolho e lêndea?

O piolho é um inseto parasita que vive no couro cabeludo e se alimenta de sangue humano. Seus ovos, as lêndeas, são colocadas e afixadas na base dos fios de cabelo pelas fêmeas e, em alguns dias, se transformam em piolhos adultos.

Quais são os sintomas?

Tudo começa com uma coceira, que logo vira um grande desconforto. Incomoda bastante e a criança pode ficar irritada, ter o sono perturbado, perdendo até mesmo a atenção durante a aula. A coceira intensa pode causar feridas no couro cabeludo, podendo ocorrer até uma infecção bacteriana secundária.

Como prevenir e tratar?

A melhor prevenção é a observação. Examine freqüentemente a cabeça das crianças. Assim fica mais fácil detectar a presença de piolhos e lêndeas logo no início. Se houver infestação, lave os objetos de uso pessoal e roupas de cama com água bem quente ou mantenha-os fora de uso por duas semanas. Os pentes e escovas devem ser lavados com água bem quente por 5 a 10 minutos.

É importante tratar a pediculose com medicamentos específicos para eliminar piolhos e lêndeas. Não utilize inseticidas comuns, pois eles podem intoxicar a criança. O uso de pente fino é imprescindível no auxílio à remoção dos piolhos e das lêndeas, completando o tratamento.