05 AGO 2010
Vigilância Ambiental divulga resultado do Índice de Breteau do mês de julho

A Vigilância Ambiental em Saúde [VAS] realizou no mês de julho a atividade de Avaliação de Densidade Larvária, ou seja, o “Índice de Breteau”, que consiste na avaliação dos níveis de infestação de Aedes Aegypti no Município e também do comportamento da população quanto à disponibilidade de criadouros. Com esses dados é possível planejar atividades direcionadas ao controle dos mesmos.

De acordo com a equipe da VAS, o índice em Botucatu foi de 0,56, isto é, a cada 100 imóveis 0,56 possuíam recipientes com larvas do mosquito transmissor da dengue. O índice considerado como satisfatório pela Organização Mundial da Saúde [OMS] é de até 1,0.

“Isso é fruto do intenso trabalho de combate ao mosquito transmissor realizado no período de abril a julho, onde os agentes de saúde pública, vinte que foram contratados por caráter emergencial e vinte que fazem parte do quadro efetivo, realizaram 33.695 visitas voltadas para o controle do Aedes, 40% a mais em relação a 2009”, conta o supervisor da VAS, Valdinei Moraes Campanucci da Silva.

A Vigilância Ambiental orienta a população botucatuense a continuar atenta, não deixando recipientes que possam acumular água parada e limpa, onde o mosquito transmissor da dengue se prolifera. A quaisquer sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares, a pessoa deve procurar orientação médica e não se automedicar.