05 JUL 2010
Patrulhinha da Paz é lançado oficialmente no João Queiroz Marques

Foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira [5], no Centro de Educação Infantil [CEI] João Queiroz Marques, da Vila Assumpção, o “Patrulhinha da Paz”, projeto que tem por objetivo incentivar o bom comportamento dos jovens alunos com acompanhamento semanal da Guarda Civil Municipal, que disseminará conceitos de segurança no trânsito e no cotidiano, cuidados ao meio ambiente e ao patrimônio histórico da Cidade, entre outros. A creche conta com 300 crianças de zero a 5 anos de idade.

O projeto, o primeiro numa Escola Infantil, é uma extensão do “Patrulha da Paz”, implantado desde 2005 [desde maio de 2010 em parceira com a GCM] junto aos alunos do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental [Emef] “Professor José Antônio Sartori”, no Jardim Eldorado. “O projeto em nossa escola tomou uma proporção muito grande. Atribuiu responsabilidade aos alunos mais velhos, como manterem a ordem durante os intervalos, evitar o desperdício de comida e conscientizar aos mais novos de manterem a escola sempre limpa. E isso reflete também em boas notas”, relatou Maria Conceição Bissoli Degand, diretora da escola Sartori, que esteve acompanhada de seus alunos que compõem o Patrulha da Paz.

No lançamento do Patrulhinha da Paz ainda estiveram presentes o vice-prefeito Antonio, Luiz Caldas Júnior; o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior; o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva e Claudia Maria Gabriel, diretora do João Queiroz Marques.

No CEI da Vila Assumpção, 80 alunos a partir dos 5 anos, de maneira rotativa, irão participar do projeto, que terá a participação dos pais dos alunos. “Eles vão participar de forma integrada na orientação pedagógica dos filhos dentro e fora da escola, além de conhecer melhor o ambiente onde eles estudam”, diz o comandante da Guarda Municipal.

Durante a cerimônia, o aluno Érick Nascimento Braga fez o juramento da Patrulhinha. Já o aluno Anderson Eduardo dos Santos junto com sua mãe, Angela Aparecida Barbosa, recebeu o colete do projeto. “A expectativa do Patrulinha é a melhor possível. É importante começarmos a trabalhar logo cedo na formação de caráter destas crianças e apresentarmos bons exemplos para a sociedade”, destaca a diretora do João Queiroz Marques.

A intenção da Secretaria Municipal de Educação é que o projeto, com o passar do tempo, possa ser implantado em todas as escolas municipais. Nesta quarta-feira [7], em outra cerimônia a partir das 14 horas, o Patrulha da Paz também será implantado oficialmente na Emef Raimundo Cintra, do Distrito de Vitoriana, que possui 235 alunos.