22 JUN 2010
SEGURANÇA
GCM orienta quanto ao uso de cerol no período de férias escolares

Devido a aproximação das férias escolares de julho e, consequentemente, o aumento significativo de crianças e adolescentes soltando pipas, muitas vezes com cerol, a Guarda Civil Municipal [GCM] e o 12° Batalhão da Polícia Militar do Interior promoveram na manhã dessa terça-feira [22] uma campanha contra o uso do produto feito a base de cola e vidro moído, utilizado para cortar a linha dos “adversários”. O local escolhido foi a frente do 12° Batalhão [Rua General Júlio Marcondes Salgado, n° 414, Centro] e contou com a participação de integrantes do Programa “Jovens Construindo a Cidadania” [JCC].

Os integrantes do Programa JCC serão agentes ativos na Campanha, por estarem inseridos no meio estudantil. De acordo com um dos membros do Programa, Douglas William Pacheco, 16 anos e estudante da Escola “Pedro Torres”, muitas vezes o que falta é a orientação de pessoas do mesmo grupo.

“As crianças e até mesmo os adolescentes nunca levam em consideração o perigo do uso do cerol. Eu mesmo muitas vezes usei por não ser algo até então proibido e punitivo”, diz. “Agora, pelo JCC, posso colaborar orientando os que brincam de soltar pipa com cerol, avisando dos perigos que isso oferece não somente a ele, mas a pedestres, ciclistas e motociclistas”, complementa Pacheco.

Nas simulações feitas, de acidentes com ciclistas e motociclistas, cenas impressionantes. Em uma delas, uma abóbora representou o pescoço de uma vítima e foi facilmente cortada com a linha que possuía cerol. Em uma situação real, o corte poderia causar ferimento na artéria ou veia do pescoço, levando o mesmo a uma hemorragia, que provocaria a morte da vítima em questão de minutos.

Fiscalização e apreensões

De acordo com o comandante da GCM, Paulo Renato da Silva, há três anos a fiscalização e a prevenção estão sob responsabilidade da Guarda Civil. “Desde que assumimos o papel de fiscalizador e preventivo, há três anos, temos agido principalmente no período das férias, com maior incidência em todo o ano. Entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010 fizemos mais de 200 apreensões”, informa.

Ainda segundo o comandante, a fiscalização se estende até o comércio. “Hoje em dia é comercializada a 'chilena', que é mais forte do que o cerol, de cor mais acinzentada e encontrada em lojas que vendem linhas durante o período das férias”. Ele lembra que existem punições aos comerciantes que mantiverem o produto em estoque. “Se for pego com o produto em sua loja, o dono poderá ter seu alvará suspenso, além de estar sujeito a multa”, alerta.

Os usuários de cerol também estão sujeitos a punição, desde uma multa de aproximadamente R$ 1 mil até a reclusão, dependendo das consequências, além de responder por lesão corporal ou homicídio, se matar alguém. Quem for menor de idade terá seus pais ou responsáveis respondendo pelo ato, portanto, devem ser constantemente vigiados e orientados também dentro de sua própria casa.

Serviço

Denúncias do uso do cerol em linhas de pipa podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal pelo telefone 199.