24 MAI 2010
Atualizada:Botucatu é a única Cidade paulista dentro do segmento rural no Salão de Turismo

Entre os dias 26 e 30 de maio de 2010 acontece no Parque Anhembi, em São Paulo, a 5º edição do Salão do Turismo. O evento promovido pelo Ministério do Turismo busca mobilizar, promover e comercializar roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

O evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização [onde o visitante pode comprar sua viagem], Vitrine Brasil [artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia], Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios [encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro], Missões Promocionais - Caravana Brasil [visitas técnicas de agentes de turismo/operadores] e Missões Promocionais - Press Trip [visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional].

Botucatu foi a única Cidade paulista selecionada no segmento de turismo rural [que abrange o mercado de agricultura familiar] para a Mostra Nacional de Produtos e Serviços Turísticos, do Programa Roteiros do Brasil. De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Priscila Ribas, o estande botucatuense batizado como “Delícias de Botucatu – Movimento Orgânico” vai divulgar a produção local e deve atrair muitos interessados. “[A seleção] aconteceu devido ao diferencial de nossa produção orgânica. E nos estandes passam por dia mais de 30 mil pessoas, de entidades, representantes de outros municípios, agentes de turismo e a população em geral”, comenta.

Ainda segundo Priscila, é uma oportunidade de associar os produtos com os roteiros turísticos, valorizando a identidade regional. O estande botucatuense terá um balcão com mais de 10 metros, com produtos para consumo imediato e itens a granel, como mel, sorvetes, pães, pizzas , leite, iogurtes, pizzas, entre outros. Além de Priscila, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Márcio Campos e a assessora de eventos da Subsecretaria de Turismo, Luciana Andrade participarão do evento. [com assessoria]