19 ABR 2010
Prefeitura entrega biblioteca e consultório odontológico na CEI João Queiroz Marques

A Prefeitura de Botucatu realizou na manhã desta segunda-feira, 19, a entrega oficial da biblioteca “Profª. Carmem Sílvia de Almeida”, e do consultório odontológico “Dra. Maria de Fátima Trevisani” para a Centro de Educação Infantil [CEI] Professor João Queiroz Marques, na Vila Assumpção. As famílias das personalidades que dão nome aos novos recintos da creche marcaram presença no evento e receberam placas em homenagem ao trabalho feito por elas no âmbito da educação e da saúde.

A biblioteca “Prof. Carmem Sílvia de Almeida”, que está em funcionamento desde a inauguração do CEI, no dia 22 de outubro de 2009, possui cerca de 1.500 exemplares infantis como livros, gibis e revistas.

De acordo com a diretora da unidade, Cláudia Gabriel, com a biblioteca, o incentivo à leitura através da biblioteca pode ser estendido à comunidade. “As crianças já levam, uma vez por semana, livros para casa para que os pais possam ler a elas. Quem sabe, no futuro , a gente não possa fazer com que as crianças da comunidade próxima à escola também tenham acesso a estes livros”, diz.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, e também está aberta a doações de livros, gibis, revistas infantis e procura parcerias com editoras, livrarias e empresas que desenvolvem projetos de leitura.

Saúde bucal

Já o gabinete dentário poderá atender 272 crianças que frequentam a creche. Os aparelhos dos consultórios são totalmente modernizados para serviços de higiene bucal, remoção de tártaro, entre outros. A responsável pelo consultório odontológico na CEI João Queiroz será a dentista Denise Araújo.

Segundo Francisco Marques, um dos coordenadores da saúde bucal de Botucatu, a Prefeitura investiu cerca de R$ 50 mil para a aquisição de nove gabinetes dentários. “Tivemos uma economia de R$ 27 mil porque fizemos tudo através de pregão. Com a concorrência, toda a aparelhagem que custaria quase R$ 11 mil, saiu por R$ 5,6 mil cada, com garantia de três anos”, compara.

Somente em 2010, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 31.853 atendimentos dentários a 4.061 pacientes. Nas escolas e creches municipais já foram distribuídas 7.639 escovas e 772 tubos de creme dental.

Ensino de qualidade

Em seu discurso, o prefeito João Cury Neto valorizou a importância que o Governo Municipal tem dado à educação: “Há anos não se trocavam esses gabinetes dentários. Hoje, conseguimos comprar mais consultórios com menos dinheiro. Provamos que é possível inaugurar quase uma creche por mês e todas com pátio limpo, merenda de boa qualidade e gestão. Não é a toa que mães estão tirando seus filhos das escolas particulares e procurando a Rede Pública Municipal de Ensino porque estão vendo que são de boa qualidade. E estamos provando que mesmo sendo público não precisa ser de segunda mão”, destaca.