16 DEZ 2009
Festival Reluz reúne 500 na terceira noite de apresentações

Na noite desta terça-feira [15], cerca de 500 pessoas compareceram à Praça Dom Luis Maria de Santana [Catedral] para acompanhar a terceira noite de apresentações do Festival Reluz, promovido em parceria entre a Subsecretaria de Comércio e Serviços e a Diretoria de Eventos da Prefeitura Municipal de Botucatu.

A abertura ficou por conta do Auto de Natal Glória, uma iniciativa da fundação Casa das Meninas, e conta com a participação de 60 crianças entre coral e atores, formados também por assistidos pela Casa Transitória. As aulas são semanais.

Para o diretor do espetáculo e professor de teatro, Gustavo Faria, o projeto é um estímulo para os participantes. “As crianças desenvolveram o trabalho na aula de teatro, sabendo que a apresentação auxilia muito elas na coragem, na estima, e no equilíbrio”, afirma. A peça foi escrita pela dramaturga Solange Rivas.

O Coral e Orquestra de Sopro Joanna d' Angelis se apresentou com 18 integrantes, sendo 12 alunos e seis funcionários do Núcleo homônimo. Este grupo faz parte do Projeto Musicalizando, criado em 2000, a fim de trabalhar a Cultura Musical e realizar apresentações em datas significativas e no próprio Núcleo. O Projeto compreende Coral, Aulas de Teoria Musical e Instrumentos Individuais, sendo ao todo mais de 300 alunos.

Segundo a regente e professora Maíra Ferreira, os alunos se dividem de acordo com suas afinidades. “Temos integrantes que formam o Coral, a Banda Jovem e a Fanfarra, com ensaios no período da tarde. Pela manhã estudam normalmente, tendo uma disciplina musical em sala de aula”, explica. O Núcleo Joanna de Ângelis é uma obra assistencial que abriga uma escola e atividades de estímulo à arte e cultura.

Encerrando as apresentações, houve Cantata Infantil da Igreja Monte Sião, que misturou a arte da música e do teatro ao encenar o Natal no contexto Bíblico, com narração do Reverendo Vagner Bernardi. O Coral formado por adultos cantou ao lado das crianças nesta apresentação.

O Coral Infantil é formado por 25 crianças entre atendidas e membros da Igreja Monte Sião que tem também unidades no Jardim Monte Mor e Jardim Santa Elisa, onde atuam desenvolvendo projetos sociais em que oferecem cesta básica, lanche, atendimento médico, palestras e outros serviços à comunidade. De acordo com a regente, Orceli Celeste Leme, “o objetivo deste Projeto desenvolvido pela Igreja Monte Sião é incentivar as crianças da periferia ao teatro à música”.

Encantada com as apresentações, a secretária Mara Ferreira, de 36 anos, falou sobre o Festival Reluz. “Estou adorando o Festival, a cultura que a Prefeitura está promovendo, fazendo a população conhecer projetos muito importantes e que não têm tanta divulgação. Não me lembro de eventos como esse em anos anteriores”, comenta já garantindo presença em outros dias do Festival.

As próximas atrações do Festival são:

Quarta-feira [16] – Início: 20h

Coral Municipal de Botucatu