11 DEZ 2009
Artesãos concluem Oficina de Cerâmica

Nove artesãos concluíram na tarde dessa sexta-feira [11] a Oficina de Cerâmica oferecida pela Secretaria de Turismo. As aulas tiveram início em outubro e foram abertas aos artesãos cadastrados na Secretaria. Nesta etapa as cerâmicas foram pintadas.

De acordo com a ceramista e professora de hotelaria, Adriana Aria, a Oficina foi dividida em três etapas. “Em outubro fizemos duas oficinas em que os artesãos deram formas às suas cerâmicas, seus formatos. Após a produção das cerâmicas, 20 dias são necessários para o processo de secagem e, em seguida, as cerâmicas são queimadas a 900 graus célsius, durante oito horas. Neste caso, queimamos em forno a lenha”, comenta. A temperatura e o tempo de queima são essenciais para dar resistência ao tempo cronológico e climático.

A partir de agora, os artesãos que fizeram a Oficina vão se reunir mensalmente para promover a queima das cerâmicas, com o apoio da Secretaria de Turismo. Para Adriana, a cerâmicas é uma ferramenta a ser agregada ao estilo de cada artesão. “Esta ferramenta aumenta a variedade de produtos oferecida por eles nas feiras, ganhando o artesão e o público”, finaliza.

A Prefeitura Municipal está conveniada à Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades [SUTACO], autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho [SERT] de São Paulo. Para o Chefe de Divisão de Assistência ao Turismo da Secretaria de Turimo, Ottoni Luis Tonin, “este convênio permite regularizar a atividade dos artesãos botucatuenses cadastrados na Secretaria. Além disso, o artesão pode vender para empresas públicas e privadas e emitir nota fiscal em nome da Sutaco”, diz. Além disso, o convênio em parceria com trabalhos desenvolvidos pela Secretaria gera outros benefícios. “O convênio em conjunto com os aprimoramentos oferecidos através das oficinas que reciclam e ensinam novas técnicas aos artesãos, é uma opção de geração de empregos e renda”, explica.

Segundo Ottoni, a Prefeitura incentiva os artesãos, fornecendo alvará de ateliê, sendo permitido o comércio especificamente de produtos próprios.

Fotos: Thiago Vendrami