20 NOV 2009
Prefeitura abre 500 vagas em creches somente em 2009

A Prefeitura Municipal de Botucatu abriu somente nesse ano 500 novas vagas em creches. A marca foi obtida com a entrega da ampliação do Centro de Educação Infantil Horeste Spadotto, na Vila Ferrovária. O local atendia 240 crianças e agora terá capacidade para 350.

“Quando assumimos no início do ano tínhamos um triste número: havia em Botucatu 958 crianças na fila de espera por uma vaga em creches. E pretendo zerar esse número até o final de 2009. Ainda vamos inaugurar mais duas unidades em dezembro, disse o prefeito João Cury.

Entre as mudanças estão a ampliação do refeitório, construção de 4 salas de aula, lavanderia, berçario, horta e palco para apresentações artísticas, além da adaptação nos banheiros, totalizando 880m² de área construída.

De acordo com a assistente técnica de ensino infantil, Eliane Granado, com a ampliação da creche, serão abertas 500 vagas na rede municipal infantil, com possibilidade de aumentar para 800 até o final do ano, quando serão entregues duas novas unidades. “ No início deste ano tínhamos uma fila de espera de 985 crianças, entre 0 e 3 anos, em busca de vaga, com o aumento será possível atender boa parte deste montante, além de oferecer oportunidades para alunos de 4 e 5 anos”, explica.

Na CEI Horeste Spadotto, a demanda contabilizada em agosto era de 26 alunos. Segundo Eliane Granado, as 110 vagas abertas na unidade vão ser divididas entre alunos de período integral, que devem receber 50 vagas, e interessados em estudar meio período, que devem preencher o restante da lista.

Histórico - o Centro de Educação Infantil Horeste Spadotto foi inaugurado em 6 de novembro de 1995 pelo Prefeito Jamil Cury. A creche atende 240 alunos entre 0 e 5 anos, de regiões próximas à Vila Ferroviária.

Inauguração - a solenidade de inauguração da ampliação será nesta sexta-feira,20, às 14h, na sede da CEI, localizada na Rua João Gottardi, 465, na Vila Ferroviária.

Fotos: Marcelino Dias