03 NOV 2009
Casa do Artesão beneficia mais de 300 artistas botucatuenses

Cerca de 300 artesãos botucatuenses já contam com mais um espaço para venda da produção: a Casa do Artesão. O espaço foi entregue na última semana durante solenidade com presença do Prefeito Municipal João Cury, secretário adjunto de Comércio e Seviços e a secretária adjunta de Turismo, Priscila Ribas.

O local está instalado nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no centro da cidade, o que deve facilitar o comércio. De acordo com Priscila Ribas, um funcionário será mantido para fazer o atendimento e cuidar das peças. “Os artesãos cadastrados precisam apenas trazer o material e buscar o lucro obtido com a venda no final do mês”, explica.

Ainda de acordo com a secretária adjunta, a renda será destinada exclusivamente aos artistas e para manutenção da loja.

Para o Presidente da Associação de Artesãos Botucatuenses, Alekanser Capeleti, a loja serve como vitrine para os artesãos, pois todas as peças são identificadas. “ Quem procurar pela Casa e não encontrar o que precisa, pode ligar para os artistas e encomendar a peça que deseja”, conclui.

É o caso da artesã Denise Cardia, que produz roupas em tricô e crochê. Segundo ela, com a loja já foi possível notar aumento de 70% nas vendas. “Eu deixei o emprego como costureira de uma empresa para me dedicar ao artesanato e estou feliz com o resultado”, explica Cardia, que também recebeu recursos da Subsecretaria para montagem do ateliê.

As peças do artesão Júlio César Pontes também estão sendo bastante procuradas no novo espaço. Ele produz bonsais artificiais que chegam a custar até R$ 1000 e eram vendidos apenas pela internet. “ Com a loja, as pessoas podem conhecer as peças de perto e quando interessadas me pedem no formato que desejam”, conclui Pontes.

A Casa do Artesão funcionará das 10h às 16h, ao lado da Subsecretaria de Turismo, localizada na Rua Monsenhor Ferrari , nº410, Centro.

Fotos: Marcelino Dias