21 OUT 2009
Alimentos saudáveis melhoram concentração nas creches

Já é possível notar os primeiros resultados da parceria entre alunos do curso de nutrição da UNESP e escolas infantis da rede municipal de ensino, que contabilizam aumento na concentração e melhoria na saúde das crianças.

Com visitas semanais, os estudantes passam orientações aos alunos de forma lúdica, mostrando a importância do consumo dos alimentos saudáveis. Os pais também participam das aulas de culinária natural e aprendem como convencer os filhos a consumir frutas, legumes e verduras.

No Centro de Educação Infantil, Maria de Lourdes Torres Sardemberg, o índice de obesidade no início do ano era de 12% entre os alunos de zero à 6 anos de idade. De acordo com a pesquisa elaborada pela Universidade, o principal motivo deste elevado número de obesos era a má alimentação.

Por meio de brincadeiras os estudantes de nutrição conseguiram reverter este quadro. Segundo a diretora Cátia Sardinha, os alunos pedem pela alimentação saudável. “ As próprias crianças frequentam a horta e o pomar da escola para colher os alimentos e já começaram a cobrar os pais pelos legumes na mesa de casa”, conta a diretora.

Para a coordenadora do projeto, a nutricionista Luíza Dias, a intenção é melhorar a qualidade de vida destas crianças e também fazer com que eles multipliquem a idéia. “ O segredo para as crianças terem uma alimentação saudável é fazer com que a hora de comer seja também um momento de diversão, sem que elas percebam que estão consumindo frutas e legumes, explica.