13 OUT 2009
Vacina contra polio atinge 95% das crianças até 5 anos

Após a segunda fase da vacinação contra a poliomelite, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu 95% das crianças até 5 anos de idade. De acordo com os dados da Secretaria, foram vacinadas 8.127 crianças nesta faixa etária, faltando 274 pessoas para atingir 100% de cobertura.

A vacina contra a poliomielite é um serviço oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde [SUS], durante todo o ano, nos postos de saúde. Além das doses da vacinação de rotina, a criança de até 5 anos deve tomar todos os anos as duas doses da campanha. Isso porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus e se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um dos vírus com as várias doses, ela tem oportunidade de se imunizar.

De acordo com o ministério da saúde, o Brasil já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde [OMS] de que não há circulação do vírus da poliomielite no nosso território. A importância da vacina é manter o país livre do vírus que causa a doença. As gotinhas não têm contraindicações e são a única forma de prevenção.

Poliomelite

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa transmitida por vírus e pode provocar sequelas. Na maioria dos casos,  a criança não morre quando é contaminada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso. As consequências mais comuns ocorrem nos membros inferiores, mas o vírus também pode ocasionar uma lesão grave em um ou mais membros ou até mesmo levar à morte, por meio de uma tetraparalisia.

Serviço

As doses da vacina contra poliomelite são oferecidas diariamente nos postos de saúde das 8h às 17h.