22 SET 2009
Secretário de Educação entrega diagnóstico municipal ao Ministério

O Secretário Municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, participa nesta terça-feira em Brasília do Seminário Nacional Cidades da Educação. O Programa Educidades foi lançado em agosto deste ano para dar suporte aos municípios que buscam qualidade da educação com uso de novas metodogias e didáticas.

Durante o encontro, que está inserido no Congresso Brasileiro de Municípios, será disponibilizado aos representantes municipais de ensino sistemas gerenciais com foco em eficiência, controle e gestão de resultados, com intuito de melhorar o desempenho administrativo dos profissionais da educação.

PAR

Na tarde de segunda-feira, o Secretário aproveitou a passagem por Brasília para entregar ao Ministério da Educação o diagnóstico da educação em Botucatu. Com a entrega do relatório, a cidade começa a avançar no Plano de Ações Articuladas, que objetiva a melhoria da qualidade na educação básica.

O PAR é um instrumento de Planejamento Estratégico que possibilita a conversão das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municipios, num Sistema Nacional de Educação, atuando em regime de colaboração.

Após firmado compromisso com o município, o Ministério auxilia na elaboração do plano de educação e instalação do conselho de educação, além de fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as familias dos educandos. Outra iniciativa do Ministério é instituir programa próprio ou em regime de colaboração para formação inicial e continuada de profissionais da educação.

O MEC ainda prestará assistência técnica e financeira a todos os municipios que elaborarem o diagnóstico da realidade educacional local e o seu Plano de Ações Articuladas - PAR.