18 SET 2009
IBGE abre 33.012 vagas para agentes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] realiza a partir desta segunda-feira,21, as inscrições para as 33.012 vagas para Agentes Censitários em 2010.

Para concorrer é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade, ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, ter concluído o ensino médio [antigo 2º Grau], exercer os direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar. É vedada a participação de servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, de contratados temporariamente nos últimos 24 meses.

As vagas estão divididas em: 400 vagas de Agente Censitário Regional [ACR], 558 de Agente Censitário Administrativo [ACA], 6.722 Agentes Censitários Municipais [ACM], 23.900 Agentes Censitários Supervisores [ACS] e 1.432 de Agentes Censitários de Informática [ACI], distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil.

O quadro de vagas por municípios e áreas de trabalho está disponível no site da Fundação Cesgranrio [www.cesgranrio.org.br]. Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais.

A previsão de execução dos trabalhos é de até: 12 meses para o ACR, 10 meses para o ACM, 10 meses para o ACI, nove meses para o ACS, e 12 meses para o ACA. Para todas as funções a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

A prova será aplicada das 13h às 17h de 06 de dezembro de 2009.

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 21 de setembro a 06 de outubro de 2009, e poderão ser feitas pela Internet [www.cesgranrio.org.br] ou em Postos de Inscrição nos Municípios / Área de Trabalho onde o candidato desejar trabalhar. A taxa de inscrição é de R$ 22,00 para as funções de Agente Censitário Municipal [ACM], Agente Censitário Supervisor [ACS] e Agente Censitário de Informática [ACI]; de R$ 18,00 para a função de Agente Censitário Administrativo [ACA] e de R$ 30,00 para a função de Agente Censitário Regional [ACR].

Nos Municípios / Áreas de Trabalho onde não existirem Agência[s] Credenciada[s] dos Correios designada[s] como Posto[s] de Inscrição, as inscrições serão realizadas nos endereços que serão divulgados, durante o período de inscrições, que funcionarão como Posto[s] de Inscrição nos distritos, povoados, comunidades carentes e outras localidades definidas como Áreas de Trabalho.

Avaliação

Para os candidatos às funções de ACM e ACS, a classificação final será divulgada em uma lista única, relacionando os candidatos não eliminados, por Município / Área de Trabalho, por ordem de colocação. Ao candidato que obtiver melhor classificação será oferecida a vaga de ACM definida para a função em cada Município / Área de Trabalho. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de ACS.

Necessidades Especiais

O candidato portador de necessidades especiais será inicialmente classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para a função e Município / Área de Trabalho a que concorre. Caso não esteja situado dentro dessas vagas, será classificado em relação à parte, disputando as vagas reservadas a portadores de necessidades especiais.