15 SET 2009
Prefeitura inaugura Creche do Comércio, antiga reivindicação do setor

A Prefeitura Municipal de Botucatu fez hoje de manhã [15] a inauguração da Creche 'Claudeval Luciano da Silva' ou Creche do Comércio, que irá atender preferencialmente aos filhos de mães que trabalham no setor.

A entrega das instalações reuniu mais de 200 pessoas e o ato solene teve a presenças do Prefeito João Cury, do vice-prefeito Professor Caldas; dos secretários municipais de Educação Mineto, Comércio e Serviços, Antônio Carlos Stein; o deputado estadual Milton Flávio, o presidente do Legislativo, Reinaldinho; representantes dos empresários, comerciantes e comerciários; e Alessandro Rosseto, representando a família do patrono.

O Secretário da Educação agradeceu aos funcionários de sua Pasta. “É a melhor equipe do mundo, tenho que agradecer também à Câmara Municipal de Vereadores, e ao prefeito João Cury, por não medir esforços para melhorar a vida das pessoas”.

Em entrevista, Mineto disse que a entrega da Creche do Comércio é a primeira obra da Grande Arrancada da Educação, e que até o fim de 2009, o déficit de vagas em creches será sanado.

No início do ano de 2009, Botucatu tinha um déficit de 958 vagas em creches. Esta tem 133 crianças inscritas, porém, de acordo com Mineto, não há um limite de vagas. “Hoje podemos atender até 300 crianças [na Creche do Comércio]”.

Grande Arrancada da Educação - prevê reformas em todas as unidades de ensino e inauguração uma creche por mês até o final do ano.

De acordo com a proposta, todas as escolas ganharão estrutura padrão, lousas digitais, computadores e laboratórios de ciências nas salas de aula, camas nas creches, câmeras de vídeo para monitoramento pela internet, equipamentos de áudio e vídeo, adaptação da estrutura para portadores de necessidades especiais, cobertura das quadras de esporte, trocas dos playgrounds, climatizadores de ar para salas ambientes e instalação de consultórios médicos-odontológicos, o primeiro foi entregue na semana passada [10/9], em César Neto.

O ensino também deve ser padronizado em toda rede, com implantação do reforço escolar, escolas em tempo integral e formação continuada dos professores por meio da Universidade Aberta.

Outro ponto de destaque no anúncio da Grande Arrancada foi a reformulação da grade curricular da Educação de Jovens e Adultos, com capacitação especial aos formadores e demais envolvidos. Por meio de convênio com a UNESP, será oferecido cursinho pré-vestibular aos alunos do EJA, que atualmente possui 177 alunos desempregados e 200 empregados.

A educação especial também deve ser oferecida na rede regular de ensino para portadores de necessidades especiais, em classes, escolas ou serviços especializados. Nas creches, a novidade é a figura do cuidador, que irá participar ativamente dos cuidados com os alunos.

Fotos: Marcelino Dias