09 SET 2009
Desfile de 7 de Setembro atrai centenas para Dom Lúcio

A trégua da chuva atraiu centenas de botucatuenses para acompanhar o Ato Cívico e o Desfile que marcaram o Dia da Independência, neste feriado de 7 de setembro. Durante a solenidade, realizada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, houve as cerimônias de hasteamento de bandeira, execução do Hino da Independência e apresentação do Tiro de Guerra 02-048, como pede o protoloco oficial.

Em discurso, o Prefeito João Cury lembrou que Independência se conquista ao longo dos anos. “Em 1822, se aboliu a escravatura e muitos anos depois nos tornamos República, com muita luta e suor do povo. A Constituição de 1988 ratificou os direitos de cada pessoa e consolidou as instituições, o impeachment de Fernando Collor de Mello mostrou que as pessoas podem ser livres”, comentou o Prefeito.

Cury citou ainda os projetos da Secretaria Municipal de Educação, que devem construir uma cidade mais justa ao prever a inauguração de uma creche por mês até o final do ano.

Em seguida, as autoridades e o público presente acompanharam o desfile cívico-militar ao longo da Avenida Dom Lúcio, que reuniu as Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Escolas Municipais, Colégios Particulares, Escola do Meio Ambiente, Crianças atendidas por Projetos Municipais, Guarda-Mirim, pessoas atendidas pela Associação do Bem-Estar [ABEM] e pela Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu [ADEFIB] que completa 25 anos de atividades, além daqueles que se apresentaram no Ato Cívico.

As 3 horas de duração do desfile não intimidaram o público que participou ativamente da atividade. Na opinião da professora Selma Matheus, o que mais chamou a atenção, foi o desfile da Escola do Meio Ambiente, utilizando instrumentos e bandeiras feitos com materiais reciclados. “A reciclagem e o reaproveitamento significam a Independência, pois nos tornam cada vez mais livres da exploração de matéria-prima e industrialização de novos produtos”, explica.

Já a dona de casa, Rosimeire Ferreira, gostou de ver a atuação das crianças da ginástica ritmica. “É lindo ver as crianças desfilando, é importante o trabalho que a Prefeitura de Botucatu desenvolve com elas”, finaliza.

Fotos: Marcelino Dias