12 AGO 2009
Grande Arrancada: reformas em todas as escolas da rede municipal

Uma das principais reclamações dos professores e pais de alunos da rede municipal é em relação à infra-estrutura dos prédios, muitos deles com mais de 40 anos de uso sem obras de manutenção.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, as construções que abrigam as creches são as mais precárias, com infiltrações, telhados quebrados, rachaduras, falta de azulejos e, principalmente, falta de espaço.

Segundo os diretores, as salas não comportam o número de alunos e os professores não possuem um local com armários para guardar os pertences. Nas escolas de nível Fundamental, o alto número de alunos também é o problema, prejudicando o ensino e conforto das crianças.

O pacote de projetos da Educação Municipal, intitulado Grande Arrancada, prevê reforma em todos os prédios, com base na lista de solicitações dos diretores, incluindo ainda pintura nova, troca de telhas e calhas e instalação de totens de identificação. Segundo o Secretário Narcizo Minetto Júnior, as reformas vão obedecer critérios e padrões para atender plenamente os interesses dos alunos e professores.

Em muitos casos, a solução será remanejar os alunos de prédio, como é o caso da EMEF Nair Amaral, que passa a funcionar no prédio da Associação Desportiva da Polícia Militar, ou ainda a creche da Vila Assunção, que apresenta o pior estado e será instalada no antigo velório municipal, totalmente reformulado com modernas instalações, incluindo consultório odontológico.

O pacote completo com as melhorias na rede municipal de ensino será apresentado no próximo 18 de agosto, às 10h horas no Salão de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação.