15 MAI 2009
Frutas, verduras e legumes no prato dos alunos botucatuenses

Se depender da Secretaria Municipal de Educação os alunos da rede pública de ensino vão ter que aprender a não fazer “cara feia” na hora das refeições. Legumes, verduras e muitas frutas vão ser implantados no cardápio da Merenda Escolar a partir deste ano.

De acordo com a nutricionista, Meire Gêa, responsável pela merenda, este já é um sonho antigo, mas só foi possível neste ano com a contratação de funcionários municipais para as escolas da rede pública. Eles vão ser os responsáveis pelo manejo destes alimentos, por montar as saladas e servi-las fresquinhas aos alunos.

“ Nós pensamos no desenvolvimento físico e mental destas crianças e adolescentes, que precisam destes alimentos e muitas vezes não tem condições e costume de consumi-los em casa. É nosso dever também criarmos hábitos saudáveis em nossos alunos, explica o Secretário Municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior.

Em pesquisa feita pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar [PNAE] ficou comprovado que apenas 27,28% das escolas serviam frutas na merenda escolar e 56,48%, legumes e verduras. Sucos naturais eram oferecidos em 35,51% das escolas pesquisadas. Por outro lado, 92,63% ofereciam arroz, 88,43% incluíam macarrão no cardápio e 75%, feijão. Carne, peixe e frango estavam presentes na alimentação de 61,93% das escolas. Hábito que pode levar a obesidade e vai contra ao que recomenda a Organização Mundial de Saúde [OMS], que são cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia.

A iniciativa da Secretaria de Educação agradou diretores e coordenadores escolares que acreditam que o lanche mais saudável irá refletir no desenvolvimento em sala de aula. Segundo a nutricionista, Meire Gêa, isso acontece porque estes alimentos possuem nutrientes envolvidos com aprendizagem, como cálcio, ferro, magnésio, vitaminas A e C e zinco.

De acordo com o Secretário de Educação, a intenção é implantar em breve um convênio com as hortas comunitárias do município e disponibilizar alimentos orgânicos aos alunos, para melhorar ainda mais o nível da alimentação das crianças e jovens botucatuenses.